Smalland: Survive the Wilds tem potencial para ser um grande jogo
Jogo de sobrevivência com um ponto de vista diferente, Smalland está disponível em acesso antecipado na Steam
Há quem diga que o tempo dos jogos de sobrevivência acabou, mas não é isso que acontece na prática. Smalland: Survive the Wilds é um jogo multiplayer produzido pela Merge Games onde o jogador deve construir, caçar e sobreviver em um mundo hostil ambientado por criaturas que você, jogador, encontraria rotineiramente no jardim de casa.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Pequenos, mas poderosos
Smalland não tem uma história para seguir na versão atual, apenas algumas missões que contam com uma narrativa. Ao acordar em um santuário protegido, o jogador precisa ir para o “mundo de fora” se encontrar com o ancião, o chefe da tribo das pequenas criaturas que habitam o jardim.
O jogador controla uma pequena criatura com antenas, convocado pelo ancião para resolver um mistério dentro da tribo.O ancião precisa que você encontre a chave de um baú misterioso, e pede para conhecer alguns personagens espalhados pelo mundo.
Após essa introdução, o jogador fica livre para explorar e coletar recursos de construção para a sua primeira base. Seguindo outros jogos do gênero, Smalland oferece uma gama de opções para que você construa da maneira que sua imaginação permitir, começando com paredes e fundações básicas de madeira até as estruturas mais pesadas de metal, ferro e outros minerais.
Também é possível criar espadas, martelos e lanças, com cada item tendo sua utilidade específica contra os diferentes tipos de insetos e criaturas. Uma formiga pode ser facilmente derrotada usando uma arma cortante, enquanto besouros oferecem menos resistência contra o dano perfurador de uma lança. O combate oferece um sistema de defesa e de esquiva parecido com rpgs de ação, mas eu senti que estes movimentos não estão otimizados na versão atual do jogo, e podem até ser frustrantes de usar.
Além disso, o jogador pode dominar algumas criaturas, que servem como acompanhantes de batalha, montarias ou até mesmo como pequenos inventários ambulantes. É muito útil ter uma joaninha como companheira para carregar toda a sua tralha, especialmente quando estou tentando encontrar um novo lugar sossegado para construir a minha nova base.
Ambientação e bugs
A ambientação do jogo é fantástica, com o jardim fielmente replicado em uma escala gigantesca do mundo do jogo. Os modelos dos personagens podem não ser ótimos, mas espelham bem o estilo artístico do jogo, e eu não tenho dúvidas que ficarão ainda melhores conforme a produção do jogo continue avançando.
Infelizmente, existem muitos bugs e mecânicas quebradas, incluindo crashes aleatórios do jogo, inimigos que ficam presos dentro das paredes e animações inexistentes. Em uma batalha contra um dos chefes espalhados pelo mapa, eu acabei morrendo após o inimigo ter me atacado enquanto ele estava na famosa “T-Pose”, utilizada por animadores durante a produção do jogo.
Momentos como este já são algo esperados de games como Smalland. Jogos em acesso antecipado são famosos por fornecer a mesma experiência dos desenvolvedores que estão trabalhando no jogo, e é uma ótima forma de permitir que os seus fãs estejam por perto durante a produção.
Conclusão
Smalland: Survive the Wilds é um jogo divertido e com potencial de ser grande (sem trocadilho) no futuro. No estado atual, ele já oferece muito conteúdo para entreter o jogador por horas e horas, além de receber novas atualizações lançadas periodicamente. Sim, o jogo tem alguns bugs que podem atrapalhar a experiência, mas não é o suficiente para destruir a reputação de um ótimo jogo.
Smalland: Survive the Wilds está disponível em acesso antecipado para PC, na Steam.