PUBLICIDADE

Os melhores jogos para se jogar com os filhos

Conheça os melhores jogos para jogar com os filhos, sobrinhos ou afilhados, para compartilhar bons momentos com os pequeninos.

14 out 2021 18h35
| atualizado em 21/10/2021 às 19h10
ver comentários
Publicidade

jogos para se jogar com os filhos
jogos para se jogar com os filhos
Foto:

As melhores experiências da vida são compartilhadas - incluindo aquelas dos jogos eletrônicos. Algumas vezes nos juntamos online para desbravarmos outros mundos, outras vezes nos juntamos no sofá para compartilhar de uma sessão de jogatina - tudo isso mostrando que os jogos podem ter um impacto bem maior do que parecem.

É pensando nesses momentos especiais que juntamos aqui uma série de jogos para se jogar com os filhos, sobrinhos, afilhados e outros afins - os pequeninos e os nem tão pequeninos. A hora de fazer novas memórias é agora, e estes jogos com certeza ajudarão!

Separamos os jogos a seguir em níveis, separados por faixa etária - Certos jogos são melhor aproveitados pelas crianças mais velhas, ora por complexidade ou interesses diferentes. Porém, nada é uma regra exata: Apenas sugerimos de acordo com o que sentimos que será melhor aproveitado por diferentes faixas etárias.
 

Nível 1: De 6 a 8 anos

Aqui se encontram jogos bem simples de pegar e jogar: Jogos que com certeza até os mais novos dos jogadores irão curtir.

Mario Kart 8 Deluxe

Não podia faltar a franquia milenar da Nintendo: famosa por sua simplicidade para pegar e jogar com um pouco de complexidade bem escondida, Mario Kart 8 Deluxe é a versão mais atualizada do jogo de corrida estrelando o encanador mais famoso desta face da Terra, e está completa com multijogador local e online, além de uma série de campeonatos com diferentes dificuldades, um conjunto de personagens convidados de outros jogos da Nintendo e com certeza horas de diversão para todas as idades.

Mario Kart 8 Deluxe
Mario Kart 8 Deluxe
Foto: Imagem: Nintendo

Mario Kart 8 Deluxe está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.

Mario Kart 8 Deluxe na eShop

Sonic Mania

Velocidade supersônica! O jogo de plataforma de 2017 feito por fãs e para fãs da Sega – que pode ser desfrutado por quem é novato ou veterano à saga – segue a linha dos jogos de Sonic 2D de serem o jogo perfeito para jogar com seu irmão mais novo: Um dos jogadores controla o personagem principal que controla a câmera e o fluxo do jogo e um segundo controle pode controlar um personagem secundário, que consegue toda a velocidade que o primeiro jogador tem, pegando anéis que o primeiro jogador esqueceu e ajudando nas horas mais apertadas dos chefes.

Apesar de ser um jogo para apenas dois jogadores, é uma pedida maravilhosa para quem quer um jogo de plataforma rápido e intensamente divertido onde o segundo jogador pode jogar despretensiosamente enquanto ainda se diverte.

Sonic Mania
Sonic Mania
Foto: MobyGames

Sonic Mania está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Sonic Mania na Steam

Super Monkey Ball: Banana Mania

Criado pela Ryu ga Gotoku Studios, responsável pela série Yakuza, Super Monkey Ball: Banana Mania é uma celebração de tudo o que fez a série Monkey Ball brilhar, sendo uma série de fases onde os jogadores guiam um macaquinho dentro de uma bola até o final de cada labirinto através de manipulação da posição de cada fase – e enquanto este modo é um clássico que pode ser aproveitado passando o controle entre fases, Banana Mania traz de volta os famosos modos de multijogador, e é aqui que a diversão para até 4 pessoas brilha.

Com diferentes modos de jogo como as tradicionais corridas, boliche, tiro ao alvo e até combate em aviões, Super Monkey Ball: Banana Mania é um ótimo jeito de relembrar ou descobrir porque a saga fez tanto sucesso.

Foto: SEGA

Super Monkey Ball: Banana Mania está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Super Monkey Ball: Banana Mania na Steam

SpiritSphere DX

Se você já jogou Hóquei de ar (mais conhecido como Air-Hockey) em fliperamas ou algum jogo da franquia Mario Tennis, você vai entender bem rápido do que se trata SpiritSphere DX. Feito pelo estúdio indie Eendhorn Games, SpiritSphere DX é um jogo focado em multijogador para até 4 pessoas onde cada jogador escolhe um personagem e tenta lançar a bola (no caso do jogo, a titular Spirit Sphere – “esfera dos espíritos”) no gol do oponente.

Com personagens que possuem mecânicas diferentes entre si, várias arenas com suas próprias regras e novos modos de jogo para desbloquear, além de um visual que remete aos tempos de Game Boy Color, SpiritSphere DX é um jogo pouco conhecido que com certeza trará horas de diversão disputada para até 4 jogadores.

Foto: NintendoLife

SpiritSphere DX está disponível para PC e Nintendo Switch.

SpiritSphere DX na Steam

Rayman Legends

“Jogos de plataforma” e “multijogador” são dois ingredientes de uma receita conhecidamente divertida, mas poucos são tão bonitos, tão únicos e funcionam tão bem quanto Rayman Legends. Produzido pela Ubisoft Montpellier, Rayman Legends se trata de um jogo de plataforma com multijogador para até quatro pessoas, incluindo fases bem diferentes entre si onde os jogadores terão que pular, bater uns nos outros, resgatar amigos presos e até correr acompanhando o ritmo música, em fases que possuem um ritmo espetacularmente fluido.

Com um clima caótico e bem puxado para desenhos animados – o famoso humor “slapstick” (traduzido como “Pastelão“) – Rayman Legends continua sendo um dos melhores jogos de plataforma da atualidade.

Foto: Nintendo Everything

Rayman Legends está disponível para PC, Nintendo Switch, Wii U, Xbox 360, Xbox One, Google Stadia, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Rayman Legends na Steam

Antonball Deluxe

Quem não gosta de uma dose daqueles jogos de arcade? Os que você pode ligar, jogar por algumas horas descompromissadas e sair sem se preocupar com nada – nem salvar o jogo, nem ver uma cinemática importante, nem ficar na dúvida se você saiu na parte certa – só tendo certeza que você se divertiu bastante.

É exatamente esse tipo de jogo que Antonball Deluxe representa: Um jogo indie retrô que é uma mistura entre o jogo Mario Bros. de arcade, Wario Land 4 para Game Boy Advance e Breakout (ou Arkanoid). Com multijogador para até 4 pessoas, é um ótimo jogo para sentar no sofá – local ou online – e competir entre si até a festa acabar ou a hora de voltar para casa.

Foto: Steam

Antonball Deluxe está disponível para PC e Nintendo Switch.

Antonball Deluxe na Steam

Nível 2: De 8 a 10 anos

Subindo um nível, aqui encontramos jogos que já adentram um pouco mais em suas nuâncias e requerem mais criatividade para jogar.

Nickelodeon All-Star Brawl

Uma coisa comum desde as crianças nascidas nos anos 90 até as nascidas em 2010 é o amor pelos desenhos da Nickelodeon: A empresa fez – e ainda faz – a infância de muitas pessoas, estejam elas crescidas ou não, e uma ótima maneira de se compartilhar experiências e discutir a respeito dos desenhos de sua infância nasceu ainda este mês, em 5 de Outubro de 2021: Nickelodeon All-Star Brawl, um jogo onde até 4 jogadores podem virtualmente sair no soco para saber quem é o melhor personagem dos desenhos da Nickelodeon.

Seguindo a veia dos “platform fighters” (traduzido para “jogos de luta de plataforma”) – o gênero que Super Smash Bros. iniciou e popularizou – a jogabilidade se desenvolve com um sistema de combate simples de entender e com grande possibilidade de evolução (o que significa que só se fica realmente “muito bom” no jogo com treino) com vários cenários diferentes e cheios de plataformas, onde o objetivo é primariamente arremessar os oponentes para fora das arenas.

Com diversos personagens da famosa empresa, desde clássicos como Bob Esponja, passando por Rugrats, Avatar e até mesmo Loud House, Nickelodeon All-Star Brawl é uma ótima pedida para fãs da empresa e para veteranos e novatos aos jogos de luta de plataforma.

Foto: NintendoLife

Nickelodeon All-Star Brawl está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Nickelodeon All-Star Brawl na Steam

Untitled Goose Game

Às vezes, tudo o que o ser humano quer em sua vida é causar um pouco de caos. Bagunçar, fazer barulho, atazanar outras pessoas – Mas fazer isso na vida real é um pouco deseducado e potencialmente perigoso. E se você pudesse fazer tudo isso no mundo virtual, e, como a cereja do bolo: na pele de um ganso?

Untitled Goose Game é um jogo multijogador local para dois jogadores, onde uma dupla de gansos irá fazer um verdadeiro terror na vizinhança local de uma cidade inglesa, cumprindo uma lista de objetivos que deixam a criatividade dos jogadores fluir solta. É um jogo curto, mas com vários objetivos a serem cumpridos e que com certeza vai render uma boa tarde de diversão com muitas risadas e caos.

Foto: GameFabrique

Untitled Goose Game está disponível para PC, Mac OS, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Untitled Goose Game na Steam

Octodad: Dadliest Catch

O que você faria se seu vizinho fosse um polvo disfarçado de ser humano? É com essa ideia que Octodad: Dadliest Catch brinca, trazendo uma história cheia de humor absurdo enquanto até 4 jogadores ajudam a controlar um polvo disfarçado enquanto ele faz tarefas normais: Aparar a grama, fazer as compras, ir para um jantar com a esposa, e até levar as crianças para o parque de diversões.

Aí que mora o problema e mais do humor de Octodad: Controlar o protagonista é bem mais difícil do que parece. Cada jogador controla um dos tentáculos usados como braços e pernas, e os jogadores tem que unir os seus esforços para conseguir fazer tarefas que, para um humano comum, seriam simples, mas para um polvo em disfarce são surpreendentemente complicadas.

Foto: Polygon

Octodad: Dadliest Catch está disponível para PC, Mac OS, Android, iOS, Nintendo Switch, Wii U, Xbox One e PlayStation 4.

Octodad: Dadliest Catch na Steam

Chariot

Chariot é um jogo onde dois jogadores tem que realmente pôr suas aulas de Ciências e Física à prova: Um príncipe e uma princesa carregam o caixão de um rei e precisam adentrar uma série de catacumbas para enchê-lo de tesouros, como ordem do fantasma do próprio rei – e é apenas com a força e a velocidade certas que os jogadores conseguirão carregar o caixão por entre as plataformas das catacumbas!

Apesar de parecer complicado, não é um jogo onde você precise fazer cálculos ou qualquer coisa tão maçante assim: Com um pouco de prática, logo a dupla estará correndo e deslizando pelas catacumbas e recolhendo pilhas e mais pilhas de tesouro. Com um sistema de controle simples e uma bela curva de aprendizado bem-distribuída durante o jogo inteiro, além de um visual cativante, a aventura por dentro das catacumbas de Chariot é uma ótima recomendação para aventuras contínuas de dois jogadores.

Foto: NintendoLife

Chariot está disponível para PC, Wii U, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3 e PlayStation 4. Uma versão com conteúdo adicional, chamada Super Chariot, está disponível Nintendo Switch – em todas as outras versões, o conteúdo adicional é vendido separadamente.

Chariot na Steam

Pikuniku

Criado pelo estúdio indie Sectordub, Pikuniku é uma aventura cheia de quebra-cabeças onde até dois jogadores controlam dois pequenos monstros que acordam em uma caverna e saem para um mundo dominado pelo capitalismo industrial e onde uma população toda é roubada de seus recursos naturais em troca de dinheiro que elas não terão com o que gastar. Parece sério demais para um jogo nessa lista? Não se preocupe: O tom de Pikuniku contrabalanceia sua ideia e história razoavelmente séria com visuais e roteiro vem relaxados e tranquilos.

Não deixe o visual simples lhe enganar: Pikuniku é uma aventura cheia de humor de início ao fim, incluindo situações super absurdas e sem sentido como um deus que é uma torrada, contando com um roteiro – que também está totalmente traduzido para Português brasileiro – escrito de maneira tão casual que faz as situações absurdas parecerem algo comum no universo de Pikuniku. Simples e divertido em sua jogabilidade, é altamente recomendado para sessões com dois jogadores.

Foto: Indiegamewebsite

Pikuniku está disponível para PC, Mac OS, Nintendo Switch, Google Stadia e Xbox One.

Pikuniku na Steam

Cat Quest II

Se você já teve contato com games há algum tempo, é provável que você já tenha ouvido falar na série Diablo: Jogos em perspectiva isométrica onde você monta seu próprio personagem, com direito a escolha de classes famosas de jogos de RPG, e segue em um universo tomado pelo mal para pôr um fim às forças demoníacas com um combate ativo em tempo real, usando espadas, machados e uma biblioteca de feitiços ao seu dispor. E se pegarmos toda essa ideia, e simplificarmos – usando gatos e cachorros?

É exatamente isso que Cat Quest II faz: uma mistura do combate e exploração de um jogo ao estilo Diablo a um mundo colorido cujos habitantes são cães e gatos, com direito a muitos trocadilhos relacionados a pets em sua narrativa e diversos tipos de armadura e feitiços para equipar seus protagonistas. Não é necessário ter jogado o primeiro jogo para aproveitar Cat Quest II: Junte-se ao seu Player 2 favorito e pare a guerra entre Felingard e o Império Lupus!

Foto: Gentlebros

Cat Quest II está disponível para PC, Mac OS, iOS, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Cat Quest II na Steam

Nível 3: De 10 a 12 anos

Sejam jogos mais competitivos, com disputas mais acirradas ou que exijam reflexos mais apurados: O nível 3 é para os que estão quase beirando a adolescência!

Dragon Ball FighterZ

Aqui está um que entusiastas de jogos de luta vão reconhecer: Desenvolvido pela Arc System Works, empresa por trás de jogos de luta com animação fenomenal como Guilty Gear Xrd, Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 2D tradicional que traz a qualidade gráfica e jogabilidade sólida de outros jogos da empresa e une a uma franquia amada por muitos: Dragon Ball Z, resultando em um dos melhores jogos de luta protagonizando a franquia – e um dos que melhor replica a ação intensa do anime.

Jogos de luta tradicionais tem a má fama de serem muito complicados de aprender a jogar, mas Dragon Ball FighterZ quebra essa expectativa ao trazer um jogo fácil de pegar e jogar, com várias opções de simplificação (em um jogo onde os controles já são bem simples) para quem quer apenas apertar botões e ver a ação acontecer, assim como os entusiastas de jogos de luta que querem algo mais complexo. Não importa o nível de familiaridade – junte-se com até 6 jogadores e formem times de 3 para competir uns contra os outros em um dos jogos de luta mais bem-feitos dos últimos anos.

Foto: Fighters Generation

Dragon Ball FighterZ está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Dragon Ball FighterZ na Steam

Speedrunners

Que tal mais competição para até 4 jogadores, mas com mais velocidade e manobras acrobáticas dignas de super-heróis? Speedrunners é um jogo multijogador local e online que permite que você escolha um super-herói (dentre os criados no universo do jogo) e prove em uma corrida frenética quem consegue sobreviver por mais tempo enquanto corre em diferentes arenas cheias de armadilhas, precipícios e o pior obstáculo de todos – os outros jogadores!

Com a jogabilidade de um game de plataforma, Speedrunners permite que os jogadores pulem, corram, lancem um gancho no teto para se balançar e arremessem vários obstáculos diferentes nos outros jogadores – um conceito similar a jogos de corrida como Mario Kart, mas com elementos de plataforma e manobras envolvendo o uso do gancho no teto para alcançar mais velocidade. Com controles e visuais simples de entender, Speedrunners é uma excelente adição que vai agradar muitos jogadores competitivos.

Foto: tinyBuil

Speedrunners está disponível para PC, Mac OS, iOS, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Speedrunners na Steam

TowerFall: Ascension

Uma sala. Quatro pessoas. Apenas uma flecha em seu arco. Que comecem os jogos! Em resumo, este é TowerFall: Ascension, um jogo focado em multijogador local para até 4 pessoas, garantindo diversão e acessibilidade rápidas em partidas curtas e intensas, onde seu objetivo é derrotar os outros 3 jogadores apenas com uma quantidade limitada de flechas em seu arco, alguns apetrechos gerados aleatoriamente pelo cenário e o poder da gravidade.

Apesar de ser focado em multijogador competitivo, TowerFall: Ascension também conta com um modo onde até 2 jogadores podem cooperar para encarar desafios gerados pela inteligência artificial do jogo. Junte-se aos seus oponentes e se prepare para testar sua amizade entre horas e mais horas de diversão.

Foto: Matt Makes Games

TowerFall: Ascension está disponível para PC, Mac OS, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

TowerFall: Ascension na Steam

Super Smash Bros. Ultimate

Há alguns parágrafos acima, mencionamos que Super Smash Bros. deu início e popularidade ao gênero de “platform fighters” – e nada mais justo do que incluir a versão mais recente e mais completa do jogo que deu origem ao gênero, que continua a brilhar no topo do panteão dos jogos de luta de plataforma: Super Smash Bros. Ultimate.

Marcando o quinto (e possivelmente final) jogo da saga, Super Smash Bros. Ultimate conta um elenco de 74 lutadores diferentes no jogo base, com mais 15 lutadores adicionados por DLC, resultando em 89 diferentes lutadores, um número com certeza impressionante comparado a muitos outros jogos de luta, que conta com diversos representantes de franquias diferentes, como Mario, Donkey Kong, Samus, Pikachu, Snake de Metal Gear Solid, Ryu e Ken de Street Fighter, Cloud e Sephiroth de Final Fantasy e mais recentemente, Sora, de Kingdom Hearts.

É um jogo com horas e mais horas de conteúdo, várias opções de customização, dois modos para um jogador, uma trilha sonora singular, e pode ser jogado por até 8 jogadores ao mesmo tempo em uma mesma tela, e a jogabilidade continua fácil de entender e difícil de realmente dominar, fazendo de Super Smash Bros. Ultimate um jogo extremamente satisfatório de se jogar.

Foto: Nintendo Everything

Super Smash Bros. Ultimate está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.

Super Smash Bros. Ultimate na eShop

Stardew Valley

A maioria dos jogos apresentados nessa lista são jogos intensos e com maior foco na competição – algo cheio de adrenalina e horas de ação intensa – e é exatamente para dar um contraste a isso que Stardew Valley está nessa lista.

Criado por um único desenvolvedor, Stardew Valley é um jogo indie de RPG e simulação, cujo objetivo é criar e cuidar da própria fazenda em uma cidade pacata – se você conhece Harvest Moon e jogos similares a este, você entenderá sem problemas como funciona Stardew Valley. É um jogo relaxante, com muitas atividades diferentes para fazer e é altamente viciante – e pode ser jogado com até 4 pessoas, em multijogador local ou online.

E mesmo se você acabar enjoando um pouco da vida pacata da fazenda, existe uma parte do jogo que é puramente exploração de um labirinto de cavernas, similar a um roguelike (gênero de jogos onde são comuns várias visitas a masmorras geradas proceduralmente), o que certamente dará variedade às suas aventuras em Pelican Town.

Foto: SimsNetwork

Stardew Valley está disponível para PC, Mac OS, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4 (Também para Android, iOS e PlayStation Vita, mas estas versões não possuem multiplayer, então fique ligado).

Stardew Valley na Steam

Battletoads

Battletoads foi um jogo originalmente criado em 1991, misturando vários gêneros, onde os jogadores controlavam sapos antropomórficos musculosos (sim, você não leu errado) que ficou infame por sua dificuldade exageradamente elevada, e que não havia visto mais nenhum jogo novo com a despopularização dos jogos extremamente difíceis a partir dos anos 2000, e apesar de o jogo ainda ser lembrado com pequenas participações e menções ocasionais, não parecia ter espaço nos dias atuais – até que em 2020, a Dlala Studios se juntara à Rare, desenvolvedora dos jogos originais, para criar um triunfante retorno dos sapos à nova geração, e, apesar de alguns fãs puristas ficarem desapontados, o resultado ainda foi um jogo bem sólido, especialmente se jogado cooperativamente.

Battletoads é um jogo estilo beat ’em up, gênero onde jogadores enfrentam várias ondas de inimigos usando socos, chutes e tudo o que conseguirem agarrar nos cenários para derrotá-los e chegar ao final das fases, e apesar de ainda se aventurar em trocar de gêneros aqui e ali – assim como sua versão original – Battletoads se mantém um jogo sólido em sua jogabilidade, onde cada golpe é feito por transformações loucas bem típicas de desenhos animados, como as mãos de um dos personagens se transformarem em turbinas de avião, ou seus pés se transformarem em uma britadeira, dentre outras coisas absurdas que seguem bem o estilo cartunesco pelo qual a saga é conhecida.

Podendo ser jogado com até 3 jogadores simultaneamente, é um jogo que mantém ainda um pouco da dificuldade pela qual a saga é conhecida, mas em doses bem menores e mais aceitáveis, e caso ainda assim seja demais para a paciência dos jogadores, o jogo permite a seleção de dificuldades ao começar uma nova aventura.

Foto: New Game Network

Battletoads está disponível para PC e Xbox One.

Battletoads na Steam

Conclusão

Videogames são quase sempre melhores de se apreciar quando se está acompanhado, e a companhia de pessoas de épocas diferentes traz uma experiência bem única que é capaz de unir duas gerações diferentes e marcar bons momentos na memória de quem compartilha a jogatina. Além disso, nessas sessões é que podem se gerar mais fãs de games, e por aí que mais pessoas são apresentadas a esse universo cheio de estilo e espetáculo.

E você, já jogou algum desses jogos? Acha que faltou algum jogo? Comente para nós usando os comentários!

 

 

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade