Microsoft pode usar IA para reviver jogos clássicos de Xbox
Empresa considera trazer seus jogos mais antigos nas plataformas atuais por meio do Muse, sua nova inteligência artificial
Nesta quarta-feira (19), a Microsoft anunciou uma nova IA generativa chamada Muse, que pode gerar visuais de jogo e jogabilidade. Além disso, a empresa falou sobre como essa IA poderia ajudar a preservar jogos clássicos de Xbox, trazendo-os para plataformas atuais.
“Hoje, inúmeros jogos clássicos vinculados em hardwares antigos não são mais jogáveis pela maioria das pessoas”, disse a vice-presidente corporativa de IA de jogos, Fatima Kardar (via VGC). “Graças a essa inovação, estamos explorando o potencial do Muse de pegar jogos de catálogo mais antigos de nossos estúdios e otimizá-los para qualquer dispositivo."
“Acreditamos que isso pode mudar radicalmente como preservamos e vivenciamos jogos clássicos no futuro e torná-los acessíveis a mais jogadores. Imaginar que jogos amados perdidos no tempo e no avanço do hardware poderiam um dia ser jogados em qualquer tela com o Xbox é uma possibilidade empolgante para nós.”
Em um vídeo publicado com o anúncio do Muse, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, se mostrou animado com o uso da nova IA para a preservação de jogos.
“Você pode imaginar um mundo onde, a partir de dados de jogabilidade e vídeo, um modelo pode aprender jogos e realmente torná-los portáveis para qualquer plataforma. Acho isso muito empolgante”, disse Spencer. “Nós falamos sobre a preservação de jogos como uma atividade para nós e esses modelos e sua capacidade de aprender completamente como um jogo funciona, sem a necessidade do motor gráfico original rodando no hardware original, eu acho que abre uma tonelada de oportunidades.”
No início do ano passado, a Microsoft estabeleceu uma nova equipe dedicada à preservação de jogos e retrocompatibilidade para o sucessor do Xbox Series X|S.
“Formamos uma nova equipe dedicada à preservação de jogos, importante para todos nós no Xbox e para a indústria em si", disse Sarah Bond, presidente do Xbox (via Windows Central). “Estamos construindo nossa forte história de fornecer compatibilidade com versões anteriores para nossos jogadores e continuamos comprometidos em trazer a incrível biblioteca de jogos do Xbox para futuras gerações de jogadores aproveitarem.”
“Estamos avançando a todo vapor em nosso hardware de próxima geração, focados em oferecer o maior salto tecnológico em uma geração.”