DRM da Sony na PS Store some após término da janela de reembolso do jogo, diz usuário
Parece que o controverso novo DRM tem relação com a janela de reembolso de 14 dias das compras digitais
Nos últimos dias, foi amplamente divulgado na imprensa e nas redes sociais um novo DRM da Sony na PlayStation Store, que obriga os usuários a conectarem online a cada 30 dias como forma de renovar a licença de seus jogos digitais comprados após março de 2026.
Embora a Sony ainda não tenha fornecido uma explicação oficial sobre o assunto, um usuário do fórum ResetEra chamado andshrew aparentemente matou a charada, explicando que essa nova política tem relação com a janela de reembolso de 14 dias para jogos comprados na PS Store.
Usando um PlayStation 4 com jailbreak (desbloqueado), o usuário conseguiu investigar melhor a situação e fez algumas descobertas, incluindo até mesmo como funcionam as licenças digitais.
"O PS4 instala um arquivo de licença para todo o conteúdo que sua conta possui, independentemente de o conteúdo estar ou não instalado (este é um ponto crucial caso seja verdade que estão corrigindo uma vulnerabilidade de licença). Isso acontece automaticamente; portanto, se eu comprar um jogo no site da PS Store e ligar meu PS4, a licença para essa compra recente será instalada automaticamente", disse andshrew (via Wccftech).
"A possibilidade de usar a licença para o jogo depende do estado de ativação do seu console (ou seja, se está definido como Principal para jogar offline) ou se você está online e conectado à PSN (no caso de consoles Secundários). Em ambos os casos, esses arquivos de licença parecem estar sempre presentes."
As licenças DRM do PlayStation são válidas por tempo indeterminado para conteúdo adquirido, 14 dias para conteúdo do PS+ Extra e Deluxe e durante a vigência da assinatura para jogos do PS+ Essentials.
"O que mudou agora é que as novas compras não recebem automaticamente um arquivo de licença com duração indefinida, mas sim uma licença de 30 dias. Tenho dois jogos que comprei recentemente e pude testar isso", afirmou andshrew.
"Comprei o primeiro jogo no dia 9 de abril. Liguei o PS4 no dia 21 de abril e uma licença de 30 dias para o jogo foi instalada automaticamente. Instalei o jogo no dia 25 de abril. A tela de informações confirmou que o jogo só poderia ser jogado offline por mais 26 dias. Aproximadamente 30 minutos após a instalação, a licença foi substituída por uma válida por tempo indeterminado, e isso permanece mesmo se eu desinstalar e reinstalar o jogo. Ou seja, passaram-se 16 dias entre a compra inicial e a licença passar a ser válida para jogar offline permanentemente."
"Comprei o segundo jogo ontem, dia 27 de abril, e instalei no mesmo dia. Novamente, foi instalada uma licença de 30 dias. Ao contrário do primeiro jogo, ainda não recebi uma licença permanente."
Isso sugere que o novo DRM da Sony na PS Store não será tão restritivo quanto parecia inicialmente. No entanto, até que a Sony esclareça a questão, ainda não podemos cravar com certeza.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.