Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

David Jaffe, criador de God of War, critica spinoff Sons of Sparta

Ele afirma que o jogo é "uma porcaria" e "uma afronta" tanto aos fãs quanto às pessoas que trabalharam na trilogia original

18 fev 2026 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários
David Jaffe, criador de God of War, critica spinoff Sons of Sparta
David Jaffe, criador de God of War, critica spinoff Sons of Sparta
Foto: Reprodução / Sony

David Jaffe, criador de God of War, teceu diversas críticas ao spinoff Sons of Sparta, que foi anunciado e lançado na semana passada pela Sony durante a transmissão State of Play.

O jogo, que é um plataforma 2.5D de ação no estilo metroidvania, foi produzido pelo Mega Cat Studios e serve como prequel para a trilogia God of War original, mostrando Kratos ainda jovem e seu irmão treinando juntos.

No YouTube, Jaffe comentou inicialmente que ficou animado em ver um God of War side-scroller, mas isso logo tornou-se frustração depois dele jogar o game, com ele dizendo que Sons of Sparta não lembra a trilogia original.

"Este é o tipo de jogo que eu sempre quis em termos de God of War 2.5D, mas, para mim, não é disso que eu estava falando. Comprei este jogo, custa 30 dólares, não gostei, não recomendo", começou Jaffe, antes de direcionar sua atenção aos executivos da Sony que decidiram aprovar o projeto (via IGN).

"Eu queria fazer um vídeo mais sobre o que eles estavam pensando, tipo, que diabos eles estavam pensando? Não é um jogo ruim de forma alguma, é bom, os controles são decentes... mas para mim, a parte mais fascinante disso tudo é: por que isso existe? Eu não entendo."

Após jogar por uma hora, Jaffe disse que não conseguia continuar, porque os personagens ficavam parando o tempo todo para conversar. "Isso não é God of War".

"Vamos fazer dele um garoto genérico qualquer, como se estivéssemos assistindo a um desenho animado infantil ou algo assim", continuou Jaffe. "Provavelmente é algum roteirista idiota pensando: 'Ah, as pessoas querem saber por quê, como as pessoas se tornaram assim?' Ninguém se importa. É uma ideia idiota... [Os fãs] queriam algo como Blasphemous, em termos de violência, sangue, seriedade, com o tom dos primeiros jogos de God of War."

"Se você tirasse God of War dessa equação e dissesse: 'Ei, vamos fazer um jogo sobre esse garoto', a maioria das pessoas diria: 'Isso não parece uma ideia muito interessante para um personagem de videogame', porque não é."

"Talvez melhore, tenho certeza que sim", continuou ele. "Não há nada de ofensivo nisso. A única coisa ofensiva é o fato de ser genérico. A única coisa ofensiva é a incapacidade de refletir a licença, a marca. É como se você pegasse a licença de John Wick e fizesse um filme em que ele está apenas sentado em uma cafeteria conversando. Isso até poderia funcionar quando você tem Keanu Reeves, já que ele é tão cativante e o personagem é interessante."

Jaffe disse que estava querendo ver um God of War 2.5D com uma pegada mais parecida com aquela vista em Ninja Gaiden Ragebound, Neon Inferno ou Shinobi.

"Por que vocês lançariam isso? Pelo que entendi, só vai deixar um gosto amargo na boca dos fãs de God of War".

"Toda vez que você faz um jogo novo, não precisa pensar algo do tipo: 'Sabe de uma coisa? Vamos deixar de lado o personagem incrível que todo mundo adora e que construiu essa franquia. Vamos transformá-lo em uma criança, uma criança genérica e chata.' É uma afronta aos fãs. É uma afronta às pessoas que trabalharam nos jogos, achar que esse personagem é exatamente o que o público quer. É uma porcaria. É idiota. É estúpido. Eu diria para que evitem essa merda", concluiu.

Após dizer que não voltaria a jogar Sons of Sparta, ele decidiu encarar o game por mais três horas, publicando um vídeo mais detalhado sobre suas críticas a respeito dele, apontando coisas como "ruído visual confuso durante o combate", "inconsistências visuais que comprometem a jogabilidade", uma "interface de usuário confusa e com bugs", a sugestão de que "o design de níveis e a movimentação dos personagens parecem estranhos" e "diálogos infantis e atuações ruins dos dubladores". Por fim, ele classificou o jogo como algo que "não está pronto para ser lançado".

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade