Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

31 anos de Doom: Saiba a cronologia dos jogos

Confira mais detalhes sobre a clássica série de tiro em primeira pessoa

10 dez 2024 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários
31 anos de Doom: Saiba a cronologia dos jogos
31 anos de Doom: Saiba a cronologia dos jogos
Foto: Reprodução/Bethesda Softworks

Lançado em 1993, o Doom original é um dos grandes responsáveis por popularizar os jogos de tiro em primeira pessoa, e que se concentra nas façanhas de um fuzileiro espacial sem nome lutando contra legiões de demônios e mortos-vivos.

E para comemorar o seu aniversário, confira a seguir uma cronologia dos jogos principais da franquia lançados até hoje, seguindo a ordem de acordo com os acontecimentos.

Doom 3

Lançado em 2004, Doom 3 se passa em Marte em 2145, onde um conglomerado militar-industrial montou uma instalação de pesquisa científica em campos como teletransporte, pesquisa biológica e design avançado de armas. Os experimentos abrem um portal para o Inferno, resultando em uma invasão catastrófica da base de Marte por demônios.

O jogador controla um fuzileiro espacial que luta pela base para impedir que os demônios ataquem Marte e cheguem à Terra. O game é considerado como uma prévia dentro do arco principal da história da série, mostrando o primeiro encontro canônico do protagonista com as forças do Inferno, ignorando os eventos dos jogos anteriores.

Doom

A aventura do fuzileiro espacial anônimo continua em Phobos, uma das luas de Marte, e pode ser considerada uma sequência direta da invasão não resolvida dos monstros do inferno de Doom 3.

O primeiro Doom foi um sucesso comercial e de crítica, ganhando a reputação de um dos melhores e mais influentes games de todos os tempos, sendo denominado o "pai" dos jogos de tiro em primeira pessoa e considerado um dos jogos mais importantes do gênero.

Doom II

Lançado em 1994, Doom II apresenta níveis maiores, vários novos inimigos e armas poderosas, refinando todos os aspectos já bons do jogo original - apesar de não haver grandes desenvolvimentos tecnológicos, melhorias gráficas ou mudanças substanciais na jogabilidade.

Sua trama acontece imediatamente após os eventos em Doom, com o fuzileiro espacial descobrindo que um portal foi aberto para a Terra, que foi invadida pelos demônios que mataram bilhões de pessoas. Agora, cabe ao jogador salvar os poucos humanos que restam no planeta.

Doom 64

Lançado em 1997 para o Nintendo 64, Doom 64 foi muito bem recebido pelo público e crítica em seu lançamento, e apesar do console da Nintendo não ser o mais popular da época, o game conquistou um culto de seguidores e fãs, que em 2020 viram uma remasterização oficial para PC, PS4, Switch e Xbox One.

Após o sucesso do fuzileiro em frustrar as forças do inferno na Terra em Doom II, uma política planetária é estabelecida para colocar em quarentena as bases marcianas que serviram como epicentro da invasão demoníaca. No entanto, uma nova entidade poderosa conhecida como a Mãe dos Demônios consegue sobreviver, criando uma nova legião infernal para ameaçar novamente o universo.

O fuzileiro, agora exilado após os eventos traumáticos anteriores, é convocado mais uma vez para retornar às bases em Marte e acabar com a ameaça de uma vez por todas.

Doom

Lançado em 2016, este Doom é uma reinicialização da franquia, que chegou originalmente para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Basicamente é um remake do jogo original, com os jogadores assumindo o papel de um guerreiro lendário e implacável, conhecido apenas como "Doom Slayer", enquanto ele luta contra forças demoníacas dentro de uma instalação de mineração de energia em Marte e no Inferno.

O jogo combina a essência dos jogos clássicos com mecânicas modernas, oferecendo uma experiência frenética visceral e brutal em primeira pessoa.

Doom Eternal

Lançado em 2020, é a sequência direta de Doom de 2016, expandindo significativamente a narrativa e mitologia da franquia. O jogo coloca o jogador novamente no papel do Doom Slayer, um guerreiro implacável que enfrenta demônios em uma escala maior do que nunca, abrangendo não apenas a Terra, mas também outros mundos e dimensões.

Após os eventos do jogo anterior, a Terra é invadida por forças demoníacas. Cerca de 60% da população humana foi exterminada, e o planeta está à beira da destruição total. O Doom Slayer, agora equipado com o Fortress of Doom, uma base orbital, retorna para erradicar os monstros, salvar a humanidade da extinção e descobrir segredos do seu passado.

Doom: The Dark Ages

Com lançamento previsto para 2025, Doom: The Dark Ages é um jogo ambientado antes dos eventos de Doom de 2016, e vai revelar mais detalhes sobre a história e origens do protagonista da série, o Doom Slayer, à medida que ele se torna a última esperança de um reino lutando contra as forças do Inferno.

O jogo está programado para ser lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade