PUBLICIDADE

Minecraft: Tudo o que você precisa saber sobre o game

Jogo favorito dos pequenos, Minecraft pode ser um pouco complicado para os pais; confira um guia para entender o que seus filhos jogam

14 abr 2022 - 10h00
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Minecraft: Tudo o que você precisa saber sobre o game:

Com cerca de 3,6 milhões de jogadores ativos e mais de 140 milhões de cópias vendidas, Minecraft é considerado um dos jogos favoritos dos pequenos gamers. Esse foi um dos motivos que fez a Microsoft pagar dois bilhões e meio de dólares pela produtora do game. Na época, a empresa afirmou que Minecraft era "o jogo que os pais querem que seus filhos joguem".

Mas é natural sempre quer saber mais sobre o que os pequenos estão jogando, como o game funciona e se tem algum risco, não é mesmo? Por isso, o Game On preparou um guia bem detalhado explicando o que é Minecraft e tudo o que você precisa saber para acompanhar a diversão dos jogadores mais jovens.

O que é Minecraft

Minecraft permite construir e explorar mundos fantásticos
Minecraft permite construir e explorar mundos fantásticos
Foto: Microsoft / Divulgação

Minecraft é um jogo em que você constrói coisas com blocos, em um mundo virtual aberto e livre para explorar. É o que os gamers chamam de 'sandbox', porque funciona mesmo como uma caixa de areia, em que o único limite para o jogador é a própria imaginação e a prática. No game, é preciso minerar e coletar recursos para construir coisas - ou para sobreviver, mas a gente já chega nessa parte.

Não há níveis para superar ou pontos num placar. Você imagina o que quer fazer, junta os recursos que vai precisar e constrói. Existem criações incríveis, que vão desde réplicas de fases de outros games, como Sonic ou Zelda, até recriações de cidades inteiras do mundo real!

O segredo do sucesso de Minecraft é essa liberdade para criar e construir praticamente tudo, é o que faz do jogo tão popular com os pequenos e com jogadores de todas as idades.

Como se joga?

Minecraft tem alguns modos de jogo, sendo que os principais são o modo criativo e o modo de sobrevivência.

No modo criativo, os jogadores tem um estoque ilimitado de blocos prontos para usar em um mundo virtual com montanhas, cidades, pessoas e animais. O personagem do jogador nunca vai morrer e pode se mover livremente, até voar pelo mapa.

No modo de sobrevivência, as coisas se parecem mais com um game tradicional: é preciso coletar os recursos certos como madeira, pedra, metal, e assim por diante para construir ferramentas e se proteger, erguer um abrigo e uma fogueira por exemplo. O jogo tem um ciclo de dia e noite, que duram cerca de 20 minutos no mundo real. 

Nesse modo há criaturas que atacam durante a noite, mas não se preocupe: elas não são muito assustadoras e não tem sangue na tela nem nada que possa assustar os jogadores menores. Se o personagem não sobreviver por algum motivo, ele reaparece vivo em um lugar seguro para continuar sua aventura.

Sempre que você começa uma partida nova de Minecraft, um novo mundo é gerado. É possível usar uma 'semente' para gerar um mundo específico, é um código com letras e números, e alguns criadores de conteudo divulgam as sementes dos mundos que eles usaram em seus vídeos, para que os jogadores possam usar o mesmo cenário base para suas criações.

Falando sobre Minecraft com os filhos

Minecraft estimula a imaginação dos pequenos
Minecraft estimula a imaginação dos pequenos
Foto: Lerningworksforkids / Reprodução

Pais e mães que querem participar da brincadeira podem sempre perguntar para os filhos o que estão fazendo no game e é bom monitorar o tempo que os pequenos passam jogando, principalmente em partidas conectadas à internet. Eles podem jogar sozinhos, mas conforme crescem, vão querer brincar no game com os amigos. Pergunte com quem eles estão jogando e fique atento às conversas dos mais novos nas partidas online. Servidores públicos são abertos para qualquer jogador e não é bom deixar os mais jovens jogando sem supervisão nesses casos.

Minecraft está disponível para PC, consoles e para celular. A versão para computador é a melhor, com mais recursos e algumas ferramentas exclusivas. A Pocket Edition é a mais fácil de jogar, e boa para começar, mas é mais limitada em suas possibilidades.

Também é bom que cada criança tenha a sua própria conta, elas são criadas usando emails diferentes. Assim, elas terão seus próprios mundos no jogo e ninguém vai destruir as criações dos outros por acidente. Não tem um botão de 'desfazer' no Minecraft, se algo se quebrar, é preciso construir tudo de novo!

Minecraft está disponível para praticamente todas as plataformas: celulares Android e iOS, PC, PS3, PS4, PS Vita, New Nintendo 3DS, Nintendo 2DS, Switch, Wii U, Xbox 360 e Xbox One. Algumas destas versões não tem mais suporte para atualizações do jogo - é o caso do PlayStation 3, Nintendo Wii U e Xbox 360, que são videogames mais antigos.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade