Paramount desafia Netflix e faz oferta hostil de US$ 108,4 bilhões pela Warner
Oferta de US$ 30 por ação é maior do que aquela que a Netflix ofereceu na semana passada
Após a Netflix fechar um acordo para comprar a Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões, com o valor total da aquisição sendo de US$ 82,7 bilhões se levarmos em conta as dívidas da Warner que a Netflix terá de assumir, a Paramount entrou no páreo pela compra da gigante do entretenimento.
A Paramount fez uma oferta hostil de US$ 30 por ação, maior do que os US$ 27,50 da Netflix, e ainda por cima disse que deseja comprar toda a Warner Bros., incluindo o segmento que engloba marcas de TV de esportes e notícias como CNN e TNT Sports. A Netflix só quer a parte que envolve streaming e estúdios, que inclui a Warner Bros. Motion Picture Group, a DC Studios e a HBO, entre outras.
Isso significa que a Paramount está disposta a pagar US$ 108,4 bilhões (via Terra) por toda a Warner Bros. Discovery, incluindo o valor da compra e da dívida a ser assumida.
O comunicado de imprensa (via Eurogamer) a respeito diz que a Paramount apresentou seis propostas de aquisição à Warner Bros. ao longo de 12 semanas, mas aparentemente a empresa "nunca se envolveu de forma significativa com essas propostas". Assim, a Paramount agora levou sua oferta diretamente aos acionistas e ao conselho de administração "para buscar essa alternativa claramente superior".
A Paramount afirmou estar "bastante confiante" em obter a aprovação regulatória também para sua oferta, que descreveu como "pró-consumidor". Ela acredita que a oferta da Netflix pode enfrentar dificuldades devido ao monopólio percebido do streaming de vídeo. "A transação com a Netflix cria um risco claro de preços mais altos para os consumidores, salários mais baixos para criadores de conteúdo e artistas, e a destruição de exibidores de cinema americanos e internacionais", disse a Paramount.
"Acreditamos que nossa oferta criará um Hollywood mais forte", disse David Ellison, CEO da Paramount. "É do melhor interesse da comunidade criativa, dos consumidores e da indústria cinematográfica. Acreditamos que eles se beneficiarão com a maior concorrência, maiores investimentos em conteúdo e lançamentos nos cinemas, além de um número maior de filmes em cartaz como resultado da transação proposta. Estamos ansiosos para trabalhar a fim de concretizar essa oportunidade rapidamente, para que todas as partes interessadas possam começar a aproveitar os benefícios da empresa combinada."