Script = https://s1.trrsf.com/update-1765207508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paramount faz oferta hostil de US$ 108,4 bi pela Warner Bros Discovery

Empresa tenta fazer um último esforço para mela negociação da Netflix

8 dez 2025 - 13h19
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Warner Bros. foi comprada pela Netflix
Warner Bros. foi comprada pela Netflix
Foto: Mario Tama/Getty Images

A Paramount Skydance lançou nesta segunda-feira uma oferta hostil no valor de US$108,4 bilhões pela Warner Bros Discovery, em um último esforço para superar a Netflix  e criar uma potência de mídia que desafiará o domínio da gigante do streaming.

A Netflix saiu vitoriosa na sexta-feira de uma guerra de lances que durou semanas com a Paramount e a Comcast, garantindo um acordo de US$72 bilhões pelos ativos de TV, estúdios de cinema e de streaming da Warner Bros Discovery. Mas a última tentativa da Paramount significa que a disputa pela Warner Bros e seus valiosos ativos reunidos na HBO e na DC Comics não chegará a uma conclusão rápida.

A Paramount argumentou que sua oferta de US$30 por ação, toda em dinheiro, pela totalidade da Warner Bros Discovery é superior à proposta da Netflix, proporcionando aos acionistas US$18 bilhões a mais em dinheiro e um caminho mais fácil para a aprovação regulatória. Também argumentou que a combinação da Paramount e da Warner Bros seria do melhor interesse da comunidade criativa, dos cinemas e dos consumidores, que se beneficiariam com o aumento da concorrência.

"Acreditamos que nossa oferta criará uma Hollywood mais forte", disse o presidente-executivo da Paramount, David Ellison, em comunicado.

A oferta da Netflix vem com uma taxa de desmembramento de US$5,8 bilhões e provavelmente enfrentará uma forte fiscalização antitruste. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou questões sobre a oferta da Netflix no fim de semana. A proposta já atraiu críticas contundentes de parlamentares dos dois principais partidos dos EUA e sindicatos de Hollywood, preocupados com o fato de que poderá levar a cortes de pessoal e preços mais altos para os consumidores.

As ações da Paramount subiram 3,7% no pregão da manhã, após a oferta da empresa. A Warner Bros Discovery subiu 6,7%, enquanto as ações da Netflix caíram 3,6%.

VOLTAS E REVIRAVOLTAS

No entanto, a oferta da Paramount também pode enfrentar obstáculos. Uma combinação entre Paramount e Warner Bros aumentará sua posição dominante no negócio de estúdios, o que alguns temem que possa levar à perda de empregos, já que o setor está se consolidando rapidamente.

A Reuters já havia noticiado, citando fontes, que a Paramount havia aumentado sua oferta para US$30 por ação na quinta-feira passada por toda a empresa, mas que o conselho da Warner Bros estava preocupado com o financiamento.

Em seu apelo aos acionistas, a Paramount disse que apresentou seis propostas ao longo de 12 semanas, mas a Warner Bros Discovery "nunca se envolveu de forma significativa" com elas. A oferta de US$30 em dinheiro representa um prêmio de 139% sobre o preço das ações da empresa, e supera a oferta de US$27,75 da Netflix, que combina dinheiro e ações.

"A aquisição da Warner Bros Discovery está longe de terminar. A Netflix está no banco do motorista, mas haverá reviravoltas antes da linha de chegada. A Paramount recorrerá a acionistas, órgãos reguladores e políticos para tentar impedir a Netflix. A batalha pode se prolongar", disse o analista sênior da eMarketer, Ross Benes.

A Paramount apresentou várias ofertas a partir de setembro para criar uma potência do entretenimento capaz de desafiar a Netflix e gigantes da tecnologia, como a Apple, que se expandiram para a mídia, mas foram rejeitadas.

O estúdio argumentou que a combinação de seu serviço de streaming Paramount+ com o HBO Max da Warner Bros o posicionaria para crescer e criaria um concorrente significativo para a Netflix, Amazon Prime Video ou Disney+ da Walt Disney - oferecendo aos consumidores mais opções.

A Paramount afirmou que será uma defensora de Hollywood e de seu talento, e que continuará comprometida com o lançamento de filmes nos cinemas, e que continuará a fazê-lo se for combinada com a Warner Bros.

As redes de televisão da Warner Bros, que incluem CNN e TNT, estariam em uma posição mais forte quando unidas ao portfólio de televisão da Paramount, argumenta o estúdio.

A Paramount enviou uma carta à Warner Bros, questionando o processo de venda e alegando que a empresa abandonou um processo de leilão justo e predeterminou a Netflix como vencedora.

Isso se seguiu a relatos de que a gerência da Warner Bros chamou o acordo com a Netflix de "uma jogada fácil", enquanto comentou negativamente sobre a oferta da Paramount.

"PRECONCEITO CONTRA NÓS"

Em uma entrevista à CNBC nesta segunda-feira, o presidente-executivo da Paramount, David Ellison, disse que há um "viés inerente" contra sua empresa no leilão da Warner Bros. "Nós seremos o maior investidor nesse negócio. Estamos literalmente sentados aqui hoje porque estamos lutando por nossos acionistas, e também estamos lutando pelos acionistas da Warner Bros Discovery", disse Ellison em entrevista à CNBC.

Alguns analistas e especialistas do setor veem a Paramount como a melhor candidata para adquirir a Warner Bros Discovery, devido aos bolsos fundos de Ellison - apoiados por seu pai, cofundador da Oracle e a segunda pessoa mais rica do mundo, Larry Ellison, que tem laços estreitos com o governo Trump.

A empresa combinada terá uma sobreposição substancial de ativos e sua receita combinada de streaming diminuirá, a menos que a Netflix dobre seus preços ou opere plataformas separadas, o que não é esperado, disseram os analistas da Morningstar.

Procurando dissipar os temores antitruste, o co presidente-executivo da Netflix Ted Sarandos afirmou que o acordo gerará valor para consumidores, acionistas e talentos, dizendo que a Netflix está "altamente confiante" no processo regulatório.

Os analistas afirmaram que a motivação da Netflix decorre da garantia de controle exclusivo e de longo prazo sobre a propriedade intelectual de primeira linha e da redução da dependência de estúdios externos à medida que  a empresa se expande para jogos, entretenimento ao vivo e ecossistemas de consumo mais amplos.

O acesso ao vasto acervo de propriedade intelectual da WBD proporcionará credibilidade imediata, alcance de público e potencial de merchandising para suas ambições no mundo dos videogames, uma área em que a Netflix ainda está desenvolvendo conteúdo original e reconhecimento de marca.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade