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Seis grandes ‘games’ baseados em filmes e livros

Conheça seis ótimos títulos que são ligados a obras de outras mídias

23 dez 2015 - 09h00
(atualizado às 10h02)
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Os games baseados em filmes e livros não são nada incomuns. Mas pode ser um pouco complicado filtrar os que são realmente bons daqueles que devem agradar apenas a fãs das séries. Separamos nesta lista seis títulos que se encaixam no primeiro caso. São grandes games ligados a franquias de outras mídias, mais especificamente do cinema e da literatura. Conheça-os a seguir.

The Witcher 3 é um dos melhores e mais recentes exemplos de grande game baseado em filmes ou livros
The Witcher 3 é um dos melhores e mais recentes exemplos de grande game baseado em filmes ou livros
Foto: CD Projekt Red / Divulgação

Spider-Man 2

O game foi um marco na história dos jogos baseados em filmes de heróis
O game foi um marco na história dos jogos baseados em filmes de heróis
Foto: Activision / Divulgação

O anúncio de um jogo baseado em um novo filme de super-herói não era recebido com muitas expectativas no início dos anos 2000. Mas as coisas começaram a mudar com o lançamento de Spider-Man 2, que chegou em 2004 ao Xbox, ao PS2 e ao GameCube, além de ter ganhado versões diferentes para PC e dispositivos portáteis. Inspirado – mas não diretamente baseado – no segundo filme do Homem-Aranha, o game trazia uma história diferente da mostrada no filme, mas era igualmente divertido. Os eventos ocorriam em uma gigantesca e realista recriação da cidade de Manhattan, com inúmeros prédios (inclusive o arranha-céu Empire State) prontos para serem escalados, diversos vilões conhecidos (como Doutor Octopus e Rhino) para enfrentar e muitos cidadãos em perigo para salvar.

The Lord of the Rings: The Return of the King

Título elevou ainda mais o patamar estabelecido pelo antecessor
Título elevou ainda mais o patamar estabelecido pelo antecessor
Foto: EA / Divulgação

Os filmes da trilogia do Senhor dos Anéis já haviam rendido um bom jogo, baseado no segundo capítulo, As Duas Torres. Mas o terceiro, The Return of the King (2003), conseguiu elevar ainda mais os padrões, trazendo belos gráficos (para a época), cenários fiéis aos do filme, algumas cenas do longa-metragem recriadas e quase todos os protagonistas que ficaram populares após os três títulos passarem pelos cinemas. O game de ação seguia o estilo hack and slash – ou seja, os objetivos normalmente envolviam derrubar todos os inimigos que apareciam na tela combinando diferentes tipos de ataques. O jogo ainda tinha um modo cooperativo local, que permitia a dois jogadores enfrentarem os orcs juntos. The Return of the King ganhou versões para Xbox, PS2, GameCube, PC e Game Boy Advance.

Metro 2033

Livro que deu origem ao game foi lançado apenas em 2005
Livro que deu origem ao game foi lançado apenas em 2005
Foto: THQ / Divulgação

O livro que deu origem a Metro 2033 (2010) não é nenhum clássico da literatura ocidental. Pelo contrário, na verdade: Metro 2033 (o livro) foi lançado apenas em 2005 na Rússia, mas só depois de 2010 chegou aos Estados Unidos e a outros países do ocidente. A obra é do russo Dmitry Glukhovsky, e retrata um mundo pós-apocalíptico, devastado por uma guerra nuclear. Na terra natal do escritor, as pessoas foram forçadas a viver no subsolo – ou, mais especificamente, nos trilhos do metrô, onde a sociedade voltou a se desenvolver na medida do possível. O jogador controla Artyom, e parte em uma jornada para descobrir quem são as estranhas criaturas que estão invadindo o subsolo e sendo vistas como uma ameaça. O game ganhou versões inicialmente para PC e Xbox 360, mas foi relançado recentemente (e com gráficos aprimorados) para Xbox One, PS4 e, novamente, para o PC. Aliás, o segundo jogo, Metro Last Light, não é diretamente ligado ao segundo livro, Metro 2034.

Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader

Sucessor do game do N64, Rogue Leader é exclusivo do Game Cube
Sucessor do game do N64, Rogue Leader é exclusivo do Game Cube
Foto: LucasArts / Divulgação

Sucessor do também elogiado Rogue Squadron do Nintendo 64, Rogue Leader coloca o jogador no controle de diferentes naves da Aliança Rebelde durante a guerra contra o Império Galáctico. O protagonismo é revezado entre Luke Skywalker e o também piloto Wedge Antilles, e as missões – espaciais ou dentro da atmosfera de algum planeta – envolvem destruir ou proteger algum alvo, contando para isso com a ajuda de um esquadrão de outros pilotos. O plantel de naves é bem variado, e inclui as clássicas X-wings, Y-wings, A-wings e snowspeeders, além da Millenium Falcon, que aparece apenas em missões extras. O game foi lançado com exclusividade para o GameCube em 2001.

The Witcher 3: Wild Hunt

As aventuras de Geralt começaram bem antes do primeiro game
As aventuras de Geralt começaram bem antes do primeiro game
Foto: CD Projekt Red / Divulgação

As aventuras de Geralt of Rivia começaram bem antes da estreia do personagem nos videogames. Andrzej Sapkowski, o autor polonês que o criou, lançou as primeiras histórias ainda em 1986, e a partir disso idealizou todo um mundo próprio – que só veio a ganhar traduções em inglês e português recentemente. São duas coleções de contos, além de mais cinco livros que compõem uma saga. As obras literárias e os games têm os mesmos personagens. No entanto, contam histórias diferentes, sendo que as narradas nos livros se passam normalmente antes das mostradas nos jogos. Por isso, caso você tenha se tornado um fã da franquia de videogames após a chegada do terceiro capítulo, pode ser interessante ler as obras de Sapkowski para entender melhor esse universo.

GoldenEye 007

O aclamado game de tiro inovou de diversas formas e ganhou uma nova versão, Reloaded, para Xbox 360 e PS3
O aclamado game de tiro inovou de diversas formas e ganhou uma nova versão, Reloaded, para Xbox 360 e PS3
Foto: Activision / Divulgação

Baseado em um dos melhores filmes da franquia 007, o game GondenEye 007 inovou de diferentes formas. Primeiro, foi um dos primeiros jogos de tiro para consoles a trazer missões que exigiam discrição, no melhor estilo “espião”. Segundo, introduziu um esquema de controles que mostrou ser viável levar os games do gênero FPS aos consoles, e não limitá-los aos computadores. E terceiro, introduziu um modo multiplayer até hoje aclamado, que permitia que até quatro jogadores dividissem uma tela e disputassem um mata-mata uns contra os outros. O jogo – obra do conceituado estúdio Rare, que depois lançou Perfect Dark e Banjo & Kazooie – saiu em 1997 com exclusividade para o Nintendo 64.

Fonte: Dialoog Comunicação
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