PUBLICIDADE

ESL ressalta relevância do Brasil nos esports mundiais

Organizadora trouxe SPS Masters Mobile para São Paulo em abril e o resultado foi positivo

16 abr 2024 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários
SPS Mobile Masters em São Paulo teve bom público
SPS Mobile Masters em São Paulo teve bom público
Foto: Daniel Santos / ESL

O Brasil, na cidade de São Paulo, foi palco do ESL SPS Mobile Masters 2024, torneio internacional de Free Fire e Call of Duty Mobile durante o mês de abril. Para representantes da organizadora do evento, o país é um mercado relevante para o cenário global e o público apaixonado prova isso.

Em conversa com o Game On, Sam Braithwaite, vice-presidente de ecossistemas de jogos mobile da ESL, e Simon Eicher, diretor de ecossistemas de jogos mobile da ESL, ressaltaram o sucesso do evento. Durante três dias os brasileiros lotaram o Komplexo Tempo na cidade de São Paulo.

Free Fire não poderia ficar de fora

Nos últimos anos, o Brasil recebeu campeonatos internacionais de Counter-Strike, VALORANT e Rainbow Six. Entretanto, nenhum destes é o jogo com maior público do país e sim o Free Fire, da Garena. Neste contexto, para Sam, organizar um campeonato da modalidade no Brasil, era questão de tempo.

“Free Fire é o jogo número um do país, é o maior jogo no Brasil. E com um evento aqui, tínhamos que garantir o maior jogo, as melhores equipes e jogadores. Trabalhamos com a Garena por mais de um ano para construir esse evento, para fazer tudo em seu lugar, para alinhar com o que eles fazem com a LBFF.”

Entretanto, a ESL trabalhou para garantir que o evento fosse uma celebração para fãs de esports de modo geral. Assim, durante o SPS Masters, algumas ativações foram disponibilizadas, como, por exemplo, campeonatos da comunidade e celulares disponíveis para testes.

“Eu acho que as pessoas que estão aqui não são necessariamente fãs de COD Mobile ou fãs de Free Fire em particular. Elas estão aqui porque é um evento de esports em São Paulo. Eles querem experimentar tudo, os influenciadores, os equipamentos, os jogadores, o estádio.”

Brasil traz público jovem para o game

São Paulo Recebeu a ESL SPS Mobile Masters 2024
São Paulo Recebeu a ESL SPS Mobile Masters 2024
Foto: Daniel Santos / ESL

Como dito acima, o evento contava com campeonatos de nível internacional de COD Mobile e Free Fire. Por padrão, o público de esports mobile é jovem, mas a quantidade de crianças e adolescentes no local surpreendeu até mesmo Simon.

“Eu acho que é um movimento novo, como podemos ver aqui. São crianças jovens, é uma nova geração, uma nova paixão, uma nova cultura. Foi uma oportunidade boa trazer duas comunidades diferentes de Mobile Gaming juntas.”

Ainda neste tópico, Simon comenta que o público de jogos móveis possui um nível de interação maior. Isso porque a própria plataforma de gaming serve a outros propósitos no dia a dia dos seus usuários.

“PC e console são, com certeza, relevantes, mas o telefone móvel está em todo lugar. E, especialmente, para os jovens, o telefone é tudo. Não é apenas jogar, é a interação social, são as suas memórias, tudo está no telefone.”

Evento no Brasil é uma declaração

Para muitos, já não é segredo que o público brasileiro traz uma energia diferente para os eventos. Ciente disso, Simon sabia que o SPS Masters do Brasil não seria um teste, mas sim uma declaração da importância desse público para o mercado global.

“Trazer o Mobile Masters para o Brasil foi uma declaração, certo? Eu acho que é uma ótima declaração para afirmar que não estamos brincando e que a América Latina, o Brasil, são mercados muito importantes para a ESL ao nível global."

— ESL Brasil 🇧🇷 (@eslbrasil) April 15, 2024

Já Sam aponta o desejo antigo por um evento mobile deste calibre no país e reforça que o brasileiro é apaixonado: “Não há paixão maior nos esports do que a dos brasileiros. Esports e paixão são sinônimos aqui. Então, sabíamos que queríamos trazer um evento aqui. Sabíamos que queríamos trazer modalidades competitivas para o país.”

Simon finaliza a conversa com um reconhecimento ao público: “Essa paixão existe em outras áreas do mundo, mas os brasileiros são especiais.”

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade