Baiana vence campeonato de cosplay no Anime Friends
- Renan Truffi
- Direto de São Paulo
Poucas pessoas sabem, mas custa caro manter o hobby de cosplay, como são conhecidas as pessoas que se vestem com as roupas dos seus personagens favoritos. A vencedora do Yamato Cosplay Cup Brazil, Iaina Estrela Gonçalves, 22 anos, competição que rolou nesta sexta-feira (13) na 10º edição do Anime Friends, em São Paulo, diz que parou de contabilizar os gastos quando percebeu que passou dos R$ 800.
"Parei de contar porque se não vou parar de fazer. Com certeza, a gente mais perde dinheiro do que ganha nestas competições", admite.
Apesar de lamentar o investimento feito, Iaina vai receber R$ 2 mil porque foi considerada a melhor cosplay, entre 17 concorrentes, no torneio que reuniu praticantes do hobby de todos os Estados. Ela mora em Salvador, na Bahia, e ganhou as eliminatórias de lá antes de chegar à final caracterizada como a Bellatrix, do filme Harry Potter.
Formada em designer gráfico, Iaina paga pelo próprio hobby com o trabalho de freelancer. No entanto, ela começou a se fantasiar quando tinha apenas 15 anos. No início, sua mãe achou que era uma fase, mas agora entende o hobby da filha.
"No começou, ela não ligou porque pensou que era uma fase. Depois ficou preocupada porque achou que tinha passado da hora. Mas, hoje, ela já me ajuda", afirma. Já o pai ainda provoca: "vai crescer quando', ele diz de brincadeira."
Mesmo assim, Iaina comenta que, enquanto conseguir conciliar o hobby com o emprego ou a vida pessoal, não pretende parar. Mas, ela já admite que, em véspera de competição, "ninguém dorme" para conseguir acertar os últimos detalhes de uma fantasia.
"Fazer cosplay não significa que somos imaturos. Eu faço por hobby. Gosto do trabalho que dá construir. Para mim, não valeria a pena se eu não conseguisse criar minhas próprias fantasias", afirma ela, que tem apenas a ajuda de uma costureira.
Esta é a segunda ocasião que Iaina é a vencedora de um torneio. Na primeira vez, ganhou uma viagem para o Japão. E, desta vez, deve ir pra o Canadá. "Vou usar o dinheiro do prêmio para fazer um intercâmbio", contou.