Saiba quem são as 5 maiores heroínas dos ‘games’
Conheça as cinco personagens que revolucionaram o estereótipo da mulher nos jogos virtuais
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Comercial da Indústria de Videogames, a Entertainment Software Association (ESA), 44% do público de videogames de 2015 é constituído por mulheres. No Brasil, esse número sobe para 47,1%, conforme a pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela consultoria Sioux.
Por isso, alguns games já retratam as mulheres sob uma nova perspectiva, ou seja, dando menos ênfase para curvas ou decotes acentuados, e focando mais na inteligência, força e capacidade de realizar a mesma tarefa de um personagem masculino.
Confira abaixo a lista que preparamos com cinco games de personagens femininas que, há quase uma década, arrasam nos jogos:
Faith (Mirror's Edge)
O jogo de 2008 se passa em um governo totalitário, que monitora toda forma de comunicação. Para driblar o governo, Faith, uma jovem corredora, pula sobre telhados e paredes e rasteja por tubos de ventilação para transmitir mensagens a terceiros que o regime não deve tomar conhecimento.
Samus Aran (Metroid: Other M)
A série é composta por 10 jogos, sendo o último deles, Metroid: Other M lançado em 2010. A história se passa no planeta Zebes, onde Samus Aran tenta recuperar os Metroids – elementos que sugam a energia vital de criaturas – que foram roubados pelos Space Pirates, que planejam usar os Metroids como armas biológicas.
Ellie (The Last of Us)
Em 2033, nos Estados Unidos, Joel e Ellie lutam para sobreviver a um cenário pós-apocalíptico. Neste jogo, os protagonistas precisam chegar a um grupo de resistentes amigáveis, os Pirilampos, para conseguir se proteger dos Zombies, bandidos e canibais humanos que os perseguem. Como forma de defesa, eles usam armas de fogo. Lançado em 2013, o jogo é considerado um dos melhores já criados.
Red (Transistor)
O RPG para computador e PS4, lançado em 2014, fala sobre Red, uma cantora de cabaré que teve a voz roubada pelo Processo, grupo de governantes da cidade de Cloudbank e que pretendem formatar a realidade. Com a arma Transistor, a jovem precisa enfrentar forças desconhecidas para descobrir o que está acontecendo no local e como tirar o grupo do poder. O jogo conta com um detalhe especial: o gráfico foi desenhado à mão.
Lara Croft (Rise of the Tomb Raider)
O jogo, lançado em novembro de 2015 para Xbox 360 e Xbox One, conta a história de Lara Croft, uma arqueóloga e aventureira inglesa, que tenta descobrir os segredos da imortalidade que, segundo as lendas, está escondido na mítica cidade russa de Kitezh. No game, Lara usa arco e flecha, pistolas e machado de escalada como opções de armas e pode construir armadilhas e granadas, entre outras coisas.