PUBLICIDADE

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão brilha no PC

A nova aventura dos mascotes de PlayStation já está disponível no PC através da Steam e Epic Games Store

4 ago 2023 - 12h53
Compartilhar
Exibir comentários
Ratchet e Clank chegam aos computadores através da Steam e Epic Games Store
Ratchet e Clank chegam aos computadores através da Steam e Epic Games Store
Foto: Sony PlayStation / Divulgação

A Sony continua apostando no relançamento dos jogos “exclusivos” de PlayStation no PC, através das diferentes lojas digitais disponíveis nos computadores. Agora, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão ganhou espaço na plataforma pela primeira vez, trazendo um dos mascotes mais icônicos da família PlayStation para uma nova gama de jogadores. 

Mas, tendo em vista o histórico de outros projetos que tiveram problemas de desempenho nos computadores, é natural existir um sentimento de cautela em relação à adaptação do jogo. Será que a versão de Ratchet & Clank para PC ficou boa?

Viagem pelo multiverso 

Apesar do termo “multiverso” estar tomando conta da cultura geek, a ideia funciona bem com a proposta do jogo mais recente de Ratchet & Clank. A história segue a dupla que está na ativa desde 2002, e juntos salvaram a galáxia inúmeras vezes, principalmente contra os planos do malvado Doutor Nefarious. 

Durante uma celebração pelos atos heroicos da dupla, Clank tenta surpreender Ratchet com o “Dimensionador”, uma arma especial que abre portais para diferentes dimensões paralelas. Clank criou esta arma como uma forma de agradecimento para Ratchet, e planejava viajar através das dimensões em busca de outros Lombaxes, a raça extinta do herói peludo. 

A história de Ratchet & Clank Rift Apart é cômica e divertida
A história de Ratchet & Clank Rift Apart é cômica e divertida
Foto: Ratchet & Clank Rift Apart / Reprodução

Mas é claro que, de uma forma bem cômica, Doutor Nefarious invade a festa, e rouba o Dimensionador para si. Nefarious não é um vilão particularmente inteligente, e acaba quebrando o Dimensionador, criando vários buracos dimensionais que começam a consumir tudo pela frente. É no meio dessa confusão que Ratchet, Nefarious e Clank vão parar numa dimensão paralela onde as coisas estão totalmente diferentes, já que nunca existiu uma equipe de heróis capazes de derrotar Nefarious, que agora é o imperador de todo o universo. 

Ratchet e Clank acabam se separando ao aterrissar nessa nova dimensão. Ratchet, agora sozinho pela primeira vez em mais de 20 anos, vai atrás de informações sobre a dimensão atual. Enquanto isso, Clank é capturado por Rivet, uma lombax feminina e líder da resistência contra o imperador. Esta premissa desencadeia uma nova aventura onde o jogador pode, pela primeira vez na franquia, jogar com uma nova personagem e conhecer novos planetas.

Jogabilidade “doom-like” e exploração satisfatória 

A jogabilidade de Ratchet & Clank é frenética como a de Doom
A jogabilidade de Ratchet & Clank é frenética como a de Doom
Foto: Ratchet & Clank Rift Apart / Reprodução

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz uma jogabilidade que é a culminação de mais de 20 anos de franquia. Além de combinar elementos de plataforma com uma pitada de “hack and slash”, o jogo traz uma jogabilidade de tiroteio caótica que remete o combate de “Doom”.

Durante a campanha, o jogador irá lutar contra várias hordas e chefes poderosos que atacam de todos os lados, forçando o movimento frenético e a troca de armas constante. Ratchet tem um arsenal de diferentes armas mirabolantes que podem ser equipadas a qualquer momento por meio de uma roda de seleção, e a munição é limitada, ou seja, não existe a possibilidade de levar pentes extras de balas para recarregar a qualquer momento. Estes elementos fornecem uma jogabilidade divertida e prazerosa, e combinam perfeitamente com o mouse e teclado, recurso inexistente na versão de consoles (mas que eu sempre acho bem-vindo). 

Infelizmente, eu acho que o jogo poderia ter demonstrado uma certa diferença entre a jogabilidade de Rivet e Ratchet. Ambos os personagens, apesar de terem personalidades bem diferentes, funcionam de uma maneira similar, dividindo todas as habilidades e armas adquiridas durante a aventura. 

Rivet e Ratchet não apresentam diferenças na jogabilidade
Rivet e Ratchet não apresentam diferenças na jogabilidade
Foto: Ratchet & Clank Rift Apart / Reprodução

A exploração ganhou um certo destaque no novo jogo, já que todos os planetas disponíveis funcionam como uma espécie de “playground” para o jogador encontrar centenas de segredos espalhados. Os planetas evoluem conforme a história avança, e os jogadores podem encontrar elementos novos cada vez que ele retornar para um local já visitado no passado. A impressão que dá é que cada canto de cada planeta tem uma coisa diferente, criadas para satisfazer a curiosidade de cada jogador. 

Desempenho e o “poder do SSD”

Depois dos problemas com os últimos lançamentos de PlayStation para PC (estou olhando para você, The Last of Us), é natural começar Ratchet & Clank com um “pé atrás”. Porém, apesar de existir quedas de quadros em cenas menos “intensas” e problemas na resolução de certas texturas quando o Ray Tracing está ativado, a experiência geral do jogo é muito boa.

O jogo funciona perfeitamente em HDs e SSDs convencionais
O jogo funciona perfeitamente em HDs e SSDs convencionais
Foto: Ratchet & Clank Rift Apart / Reprodução

Porém, mais importante que o desempenho, é necessário falar sobre a polêmica por trás do uso de SSD. Durante o lançamento original no PlayStation 5, o uso do “super SSD” foi um dos pontos principais do marketing em cima do jogo, já que promovia a transição quase instantânea entre os diferentes universos do jogo.

Por curiosidade, eu resolvi instalar o jogo duas vezes em minha máquina: uma vez em um SSD NVME, e outra em um HD simples. E, apesar de rolar engasgos, o jogo rodou perfeitamente nas duas instâncias. A Insomniac e a Nixxes fizeram um ótimo trabalho em traduzir a demanda de streaming de dados para a plataforma, o que abre a possibilidade de mais pessoas experimentarem o jogo no futuro. 

Conclusão

Ratchet & Clank: Rift Apart - Nota 8
Ratchet & Clank: Rift Apart - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão faz um ótimo trabalho em apresentar a franquia para uma nova legião de jogadores que se afastaram do PlayStation ao longo dos anos. A história divertida combinada com uma jogabilidade caótica entrega uma experiência espetacular, e deve ser o suficiente para agradar novatos e veteranos.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão está disponível para PC e PlayStation 5.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade