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Jogamos: RKGK é um frenético jogo de plataforma com tons de cyberpunk

Jogo do estúdio mexicano Wabisabi Games é prato cheio para os fãs de velocidade

2 mai 2024 - 12h00
(atualizado às 16h46)
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Resumo
RKGK é um jogo de plataforma produzido pelo estúdio mexicano Wabisabi Games, que possui estética inspirada na cultura japonesa e foco na velocidade e saltos em plataformas. Será lançado em acesso antecipado no PC via Steam em 22 de maio de 2024.
RKGK é um jogo de plataforma 3D desenvolvido pela Wabisabi Games
RKGK é um jogo de plataforma 3D desenvolvido pela Wabisabi Games
Foto: Wabisabi Games / Reprodução

Você já sonhou em deslizar e saltar por uma cidade futurista e distópica, preenchendo grafites nas paredes para lutar contra um metido a ditador? Ok, é um sonho bastante específico, mas se for esse o seu caso, você precisa jogar RKGK.

Apesar do nome exótico, que pronuncia-se "Rakugaki", RKGK é um novo jogo de plataforma produzido pelo estúdio mexicano Wabisabi Games e publicado pela Gearbox, com o apoio do Programa de Criadores Sub-representados da Riot Games. Com um foco em velocidade e saltos em plataformas, a aventura 3D tem tudo para ser um presente aos fãs do gênero. O Game On teve a oportunidade de testar uma demo em acesso antecipado com foco em três fases, e a experiência geral foi bem positiva.

Inspirado pela cultura pop japonesa

Antes de mais nada, é bom entender que RKGK não é mais um jogo de “plataforma infantil”. Calma, isso não quer dizer que há sangue e membros voando, mas que a estética geral é mais agradável para adolescentes e adultos que gostam de neon e visuais cyberpunk. O visual em RKGK é um elemento muito importante, afinal, o objetivo do jogo é pichar as telas de propaganda do maligno Mr. Buff.

Desde o primeiro minuto, o jogo preenche as retinas com belos visuais de um universo muito parecido com a de Ghost in the Shell. Segundo os próprios desenvolvedores, os visuais de RKGK são fortemente inspirados pela cultura pop japonesa, e isso é visto através dos grafites, que trazem referências a obras de Akira Toriyama e até de Junji Ito.

Jogabilidade frenética

Valah é a heroína que Cap City precisa para acabar com Mr. Buff e devolver as cores para suas ruas
Valah é a heroína que Cap City precisa para acabar com Mr. Buff e devolver as cores para suas ruas
Foto: Gearbox Publishing / Divulgação

Os visuais são o verdadeiro destaque de RKGK, mas a jogabilidade não fica muito atrás. No núcleo, o jogo funciona como qualquer outro tipo de jogo de plataforma: você pula, desliza, coleta moedas e derrota inimigos no caminho.

Porém, a beleza de RKGK está na velocidade. Valah, a protagonista, é uma jovem com sede por justiça e liberdade, e utiliza seus patins para deslizar pela cidade metálica espalhando cores e grafites no reinado de Mr. Buff.

O jogo é muito rápido, e qualquer jogador que gosta de "speedruns" entende como isso é importante em um jogo de plataforma. Através dos comandos precisos, é possível controlar Valah ao deslizar pelo mapa com suas tintas, dando pulos duplos, andando em paredes e destruindo propriedade privada com muita maestria. Basicamente, o jogo é simples de entender, e fácil de masterizar.

Para aumentar o hype daqueles que curtem velocidade, o jogo traz uma mecânica chamada “Modo Vandalismo”. Ao destruir uma propaganda, Valah ganha alguns bônus que podem ser usados até a próxima vez que ela tomar dano.

Durante o modo vandalismo, o jogador tem a velocidade dobrada, consegue destruir inimigos enquanto desliza, e tem mais controle no ar durante seus pulos. Basicamente, ao entrar no modo vandalismo, o jogador precisa fazer de tudo para manter o bônus ate chegar no final da fase.

Conclusão

RKGK é uma boa surpresa, e eu mal posso esperar para jogar mais. Eu estava a procura de um bom jogo de plataforma a algum tempo, e eu tenho certeza que RKGK tem o potencial de ser o próximo sucesso dos jogadores casuais e profissionais. Eu digo isso com toda a certeza do mundo: RKGK é um verdadeiro tesouro.

RKGK será lançado em acesso antecipado no PC via Steam em 22 de maio de 2024.

*Este teste foi feito no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Gearbox Publishing.

Fonte: Game On
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