PUBLICIDADE

Jogamos: HAWKED quer ser o Fortnite dos 'jogos de extração'

Colorido e amigável, jogo quer levar nova modalidade de game de tiro para todos os públicos

21 nov 2023 - 11h42
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Personagens coloridos e cenário atraente são alguns dos trunfos de HAWKED
Personagens coloridos e cenário atraente são alguns dos trunfos de HAWKED
Foto: My.Games / Divulgação

Popularizado lentamente entre os jogadores de PC com o advento de Escape from Tarkov, o gênero 'Extraction Shooter' está prestes à explodir na cara dos fãs de games, com uma onda de jogos desse tipo prevista para 2024 e HAWKED é um dos mais promissores.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Em um fenômeno parecido com o dos battle royale, a nova modalidade promete ser o 'padrão' dos jogos de tiro online no futuro próximo. Os extraction shooters atuais bebem da fonte de conflitos militares urbanos, como Call of Duty, PUBG ou o próprio Tarkov. Distribuído pela My.Games, HAWKED, seguiu em outra direção, mirando no sucesso de Fortnite, da Epic Games.

O Terra Game On teve a chance de jogar algumas partidas do jogo, que entrará em acesso antecipado no PC em 30 de novembro - mas também está previsto para consoles PlayStation e Xbox, em formato gratuito para jogar.

Jogo de tiro e extração

Talvez seja uma boa ir por partes. Afinal, o que é um 'extraction shooter'? Tratam-se de jogos de tiro multiplayer em que os jogadores exploram um grande mapa aberto, geralmente em grupos pequenos, em busca de um objetivo específico, que precisa ser encontrado e depois levado embora.

São vários grupos de jogadores competindo pelo mesmo objetivo, enquanto enfrentam não só oponentes controlados pela máquina, como soldados, zumbis ou monstros, mas também outros jogadores. Os atritos rolam principalmente perto dos objetivos e dos recursos que às vezes, são bem escassos e por isso mesmo, valiosos para quem conseguir tomá-los.

Os Discípulos são monstros que protegem os glifos dos ladr.. digo, dos aventureiros
Os Discípulos são monstros que protegem os glifos dos ladr.. digo, dos aventureiros
Foto: My.Games / Divulgação

Em HAWKED, os jogadores são aventureiros desocolados, os chamados "Renegados". Esses jovens caçadores de tesouros exploram a misteriosa Ilha-X, onde monstros conhecidos como Discípulos guardam relíquias poderosas de uma civilizaçõa perdida.

Essa história serve de pano de fundo para a ação: explorar a ilha, lutar com os inimigos (jogadores ou não), pilhar baús para encontrar armas, itens e munição, encontrar Glifos que revelam uma câmara do Tesouro, onde por fim, extrair os valiosos Artefatos lá de dentro.

Cenário colorido e variado

Esqueça os paraquedas, os heróis de HAWKED usam pranhcas de surf para viajar
Esqueça os paraquedas, os heróis de HAWKED usam pranhcas de surf para viajar
Foto: My.Games / Divulgação

Assim como Fortnite fez com PUBG e similares, HAWKED se destaca dos jogos de extração pelo cenário colorido e super variado. Apesar do nome sem graça, a Ilha-X é um lugar muito atraente, com belas planícies, praias, florestas e ruínas antigas para explorar. Seria ótima para tirar umas férias, se não fossem os Discípulos monstruosos e os jogadores que insistem em atirar em todos os outros que aparecem pelo caminho!

O jogo em si envolve resoluções de quebra-cabeças simples, exploração de pequenos labirintos cheios de armadilhas e muito combate, seja com armas de fogo ou com as habilidades dos Renegados. Mesmo desarmado, você não está, bem... desarmado. Todos os personagens têm um estilingue e uma lâmina de energia para golpear os adversários se precisarem.

A ideia da My.Games é que HAWKED seja o "extraction shooter" mais amigável com os jogadores. Isso não quer dizer "o mais simples" ou "o mais fácil": As partidas que joguei foram mais tranquilas do que as de um tour no modo DMZ de Call of Duty: Warzone 2.0, mas quando chegava na entrada da câmara do tesouro - e precisava coordenar a conversa com os colegas de esquadrão para resolver o puzzle final - a tensão aumentava muito, e mais de uma vez terminamos esparramados no chão enquanto outro grupo rival tentava terminar o quebra-cabeças... apenas para ser abatido pela próxima turma.

Futuro promissor

O momento da extração é sempre cheio de emoções e batalhas
O momento da extração é sempre cheio de emoções e batalhas
Foto: My.Games / Divulgação

O game tem muitos elementos capazes de atrair quem até agora não se interessou por jogos de extração: Um mapa em constante evolução, cheio de cenários bacanas e desafios simples, mas com potencial para receber mais conteúdo e atividades ao longo do tempo, o fato de ser gratuito e até um modo de jogo Solo, que estará disponível no Acesso Antecipado, para quem quer pegar o jeito da coisa antes de enfrentar outros jogadores. E tudo em português, o que ajuda bastante!

Por ser gratuito, o jogo tem um sistema de monetização, com passe de batalha, moeda, assinatura e expansão paga. Parece tudo voltado para itens cosméticos e hoje em dia, é algo bem OK, desde que a My.Games saiba oferecer conteúdo atraente para os jogadores e não complicar demais sua própria economia.

Previsto para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, HAWKED estará disponível em acesso antecipado no PC (via Steam) a partir de 30 de novembro.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade