PUBLICIDADE

EA Sports FC 24 dá pontapé inicial em nova era do futebol digital

Cheio de novidades e melhorias, sucessor de FIFA faz bonito nos gramados digitais e é jogo de futebol para todos

22 set 2023 - 13h08
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
EA Sports FC 24 chega em 29 de setembro para PC e consoles
EA Sports FC 24 chega em 29 de setembro para PC e consoles
Foto: Reprodução / EA Sports

Trinta anos separam o primeiro FIFA de FC 24. Nessas três décadas, a franquia viveu seus altos e baixos, mas sempre buscou evoluir. E essa evolução vem sendo notável na atual geração, que abriu caminho para a chegada de tecnologias que impactam significativamente na qualidade do popular simulador de futebol, sejam gráficas ou de jogabilidade. Mas EA Sports FC 24 vai além. 

Participe do Circuito Game On de Valorant e concorra a R$ 5 mil e bolsas de estudo! Inscreva-se no Discord do Game On!

Desde os menus, que agora adotam uma organização vertical mais limpa e dinâmica ante o carregado menu horizontal dos jogos anteriores, até as partidas dentro das quatro linhas, FC 24 se eleva frente ao último fruto da parceria entre a EA e a Federação Internacional de Futebol.

A evolução é notável dentro de campo. É nele que a tecnologia HyperMotion V se junta à robustez do Frostbite e a tantas outras tecnologias "menores" para proporcionar a experiência mais realista e imersiva em um jogo do gênero até então.

Os gráficos estão belíssimos como nunca, desde os estádios e torcida, muito disso graças às novas e realmente impressionantes tecnologias de iluminação, até os jogadores, que se comportam de uma forma mais orgânica dentro de campo — até as mãos e as roupas recebem atenção especial em FC 24 . Tudo isso torna a movimentação muito fluida e se um dia achei a movimentação de FIFA "pesada" demais, após algumas poucas partidas de FC 24 senti o contrário. É prazeroso jogar.

Melhores jogadores de EA Sports FC 24 Melhores jogadores de EA Sports FC 24

A Inteligência Artificial do jogo também evoluiu. As defesas estão mais sólidas e os jogadores, de maneira geral, se movimentam melhor em campo, seguindo mais à risca aquilo que foi definido nas táticas. Claro, ainda há momentos de "apagão" defensivo ou de algum jogador ofensivo colocando uma boa jogada a perder, o que pode irritar alguns — ou talvez eu apenas precise ter expectativas mais baixas. Já os goleiros seguem sendo opressivos e capazes de defesas que até eles duvidariam – ou de falhas das quais se envergonhariam, a sorte está lançada.

Mas, para o bem ou para o mal, essas são evoluções esperadas entre um ano e outro. E mesmo que FC 24 seja uma franquia nova, as fundações de FIFA estão ali. Nessa hora, quem rouba a cena são os PlayStyles, principalmente os PlayStyles+. 

Jogue com estilo

PlayStyles é o grande craque de FC 24. O recurso busca reproduzir as características mais marcantes de cada jogador nos gramados digitais.
PlayStyles é o grande craque de FC 24. O recurso busca reproduzir as características mais marcantes de cada jogador nos gramados digitais.
Foto: Reprodução / EA Sports

Acionados automaticamente de acordo com o comando usado pelo jogador – por exemplo, ao tentar uma enfiada de bola com Kevin De Bruyne ou ao arriscar um chute colocado com Son Heung-min –, os PlayStyles+ permitem jogadas, defensivas ou ofensivas, que antes dependiam mais da sorte, ao menos para os jogadores mais casuais como eu. O recurso aproxima ainda mais o simulador da realidade ao tentar reproduzir as características mais marcantes de cada jogador nos gramados digitais, e agora é mais crível que alguns atletas realmente decidam a partida ou tirem a equipe do sufoco.

Ainda falando de elementos de jogabilidade, também há outras novidades como a atualização do AcceleRATE, que chega em sua versão 2.0 com sete arquétipos diferentes de aceleração — eram apenas três na primeira versão —, e o Kinetic Physical Play, que dá ainda mais valor a força física dos jogadores. Mas são elementos que pouco mudam a experiência de um jogador casual e devem ser mais sentidas pelos entusiastas e veteranos.

Novidades nos modos de jogo

Modo Carreira de Manager tem variadas visões táticas, desde o dinâmico Tiki Taka até o infame Park the Bus
Modo Carreira de Manager tem variadas visões táticas, desde o dinâmico Tiki Taka até o infame Park the Bus
Foto: Reprodução / EA Sports

Novidades também chegam a todos os modos de jogo. Nos últimos dias, mergulhei nos modos Carreira de EA Sports FC 24 e gostei do que vi. Tanto o modo Carreira de Jogador como o de Manager trazem novos recursos que aprimoram a experiência de personalização. O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de adotar estilos consagrados do mundo real no modo Carreira de Manager, como o Tiki Taka e o infame Park The Bus, e ver como cada visão tática tem impacto significativo no comportamento do time. 

Os dois modos também têm uma imersão maior graças aos Momentos Dinâmicos, que tentam reproduzir a sensação dos momentos mais marcantes da temporada, como a comemoração da Champions League em meio aos torcedores nas ruas.

Já no modo Ultimate Team, a grande novidade é a possibilidade de criar times mistos. Eu fiquei um pouco curioso para saber como funcionaria, na prática, a interação entre homens e mulheres dentro de campo, e fiquei positivamente surpreso. Elas parecem mais rápidas e eles, mais fortes. Esse contraste pode gerar bons frutos e possibilidades estratégicas infinitas, resta saber como a comunidade irá reagir e o que será mais determinante no modo, o que ainda é cedo para projetar. 

Conheça criadores de EA Sports FC para acompanhar:

Clubs e Volta também receberam atenção da desenvolvedora, mas confesso que ainda não tive tempo de testar os dois modos – fui tomado pela vontade de fazer o Spurs prosperar na Premier League.

Por fim, a EA Sports novamente caprichou na trilha sonora, o que já se tornou comum na desenvolvedora, e a dublagem em português agrada. Gustavo Villani e Caio Ribeiro conduzem bem as partidas, sem muitas inovações em relação aos jogos anteriores. Alguns comentários seguem sem sentido, o que serve para arrancar algumas risadas – e talvez tragam ainda mais realismo ao jogo, nunca se sabe.

Considerações

EA Sports FC 24 é o pacote mais robusto de um jogo de futebol. Os vários modos de jogo cobrem todos os tipos de jogadores, desde os mais casuais aos mais dedicados, dos que preferem jogar sozinho àqueles que gostam de mergulhar em competições online.

EA Sports FC 24 - Nota: 9
EA Sports FC 24 - Nota: 9
Foto: Reprodução / Game On

Os gráficos e a iluminação impressionam, a movimentação dos jogadores é orgânica e os PlayStyles são os craques do ano. O dinamismo das partidas agrada e, como disse anteriormente, é um jogo prazeroso de se jogar. Acredito que isso seja o mais importante em um jogo do gênero.

EA Sports FC 24 chega em 29 de setembro para PC e consoles. Aqueles que realizaram a compra antecipada da Edição Ultimate poderão jogar a partir de hoje, 22 de setembro.

*Esta análise foi feita em um PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela EA Sports. 

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade