PUBLICIDADE

Tudo sobre FC 24, o sucessor de FIFA

Conheça as novidades, ligas licenciadas e edições do novo simulador de futebol da EA Sports, que chega em setembro para PC e consoles

25 jul 2023 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários
Haaland, jogador da capa e uma das grandes estrelas de FC 24
Haaland, jogador da capa e uma das grandes estrelas de FC 24
Foto: Reprodução / EA Sports

Um dos jogos mais aguardados do segundo semestre, FC 24 tem a missão de suceder a popular franquia FIFA nos gramados digitais. A nova aposta da EA Sports chega com muitas novidades ao PC e consoles em setembro.

Para você ir se aquecendo para as próximas partidas, o Game On preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre FC 24.

Novas tecnologias de FC 24

Uma das grandes apostas do sucessor de FIFA é sua “trindade” de tecnologias, que são os pilares que proporcionam uma jogabilidade melhorada em comparação ao FIFA 23. Essa trindade é formada pelo HyperMotion V, pelo PlayStyles e pelo motor gráfico Frostbite.

O que é o HyperMotion V?

O HyperMotion V é o responsável pelo realismo na movimentação dos jogadores em campo em FC 24. O V não vem do numeral romano, mas sim de Volumetric: agora, a EA é capaz de coletar os dados de tudo o que acontece em uma partida oficial de futebol a partir de gravações, sem precisar dos trajes de captura utilizados nos dois jogos anteriores. 

A partir das gravações, a EA consegue simular uma quantidade consideravelmente maior de animações dos jogadores, trazendo mais autenticidade para o jogo. Isso também se estende à forma como eles correm: com a tecnologia AcceleRATE 2.0, existem sete variações de aceleração entre os jogadores, contra apenas três de FIFA 23.

Outras novidades envolvem o comportamento da bola em campo, principalmente em lançamentos longos, as disputas de bola e até mesmo o nível de detalhes das mãos dos jogadores.

Essas novidades são facilmente percebidas nos campos digitais. Após algumas partidas no sucessor de FIFA, nossas primeiras impressões foram bastante positivas e a expectativa para o lançamento é alta.

PlayStyles

Voltando para as tecnologias, o PlayStyles deve dar o que falar. Cada atleta do mundo tem um estilo único de jogo, e é isso que a novidade quer trazer para dentro de campo ao implementar as características mais marcantes dos jogadores em FC 24, como a capacidade de Messi em manter a bola próxima aos pés e passar por espaços apertados ou a de Mbappé em encontrar espaços vazios e subjugar defensores com sua incrível velocidade e a de Erling Haaland em afundar as redes.

Inicialmente serão 34 PlayStyles, divididos em seis categorias — Goleiros, Físico, Defesa, Controle de Bola, Passe e Finalização — e em dois “níveis de qualidade”: PlayStyles e PlayStyles+. Os primeiros serão acessíveis para todos os jogadores e jogadoras — e há diferentes formas de conseguí-los nos variados modos de jogo —, enquanto os segundos serão exclusivos dos melhores do mundo.

Além do PlayStyles, outras novidades na jogabilidade incluem o Precision Pass, que permite ver para onde o passe vai e até mesmo a trajetória da bola; o Control Sprint Dribble, que permite dribles em alta velocidade — desde que o jogador seja capaz disso; o Effort Dribble Touch, que dá um toque sutil na bola para tirar o zagueiro da jogada; e o Possession Tackles, que ajuda bastante a defesa ao permitir que o defensor roube a bola e a mantenha em seu domínio.

É claro que também há novos dribles, melhorias nas cobranças de bola parada, principalmente faltas, e outros tantos detalhes que, por mais que passem despercebidos por parte do público, são bem-vindos na nova era do futebol digital.

O que há de novo no Frostbite

Por último, o motor gráfico Frostbite também recebeu melhorias e inclusive fará sua estreia no Nintendo Switch. É o caso da Sapien Technology, uma tecnologia de captura que registra a movimentação muscular e as características únicas dos diferentes tipos corporais, tornando cada jogador ainda mais próximo de sua versão real.

Além disso, a tecnologia GPU Cloth dá mais realismo aos tecidos dos uniformes, que reagem melhor à movimentação dos jogadores, e a Feature Lighting dá mais profundidade aos detalhes de iluminação do jogo, tanto no campo como nas torcidas, e realmente impressiona, sendo uma das grandes responsáveis por tornar FC 24 consideravelmente mais bonito do que seu antecessor.

Modos de jogo

Os modos de jogo de FC 24 permanecem os mesmos de FIFA 23. Teremos a volta do Ultimate Team, o modo mais popular do simulador da EA que nasceu de um DLC lançado há 14 anos, os modos Carreira, de jogador e de técnico, o Clubs e o Volta Football. Embora sejam os mesmos, eles também contam com novos recursos.

Novidades no Ultimate Team

A grande novidade do Ultimate Team é a chegada das mulheres. Em FC 24, jogadoras de seis competições — o que representam 74 times e mais de 1.600 atletas — estarão presentes no modo, e será possível criar times completamente femininos ou mistos.

Além disso, o modo agora conta com um novo sistema de melhorias, que serão conseguidas através de desafios específicos. Dessa forma, mesmo que dois jogadores usem a carta de um mesmo atleta, isso não significa que elas serão necessariamente iguais em atributos. Outra novidade é a reformulação do entrosamento entre Icons e jogadores comunsa: agora, as lendas do futebol combinam com qualquer liga e terão química com suas posições alternativas.

Novidades no Modo Carreira

Dividido em um modo para Manager e um para Jogador, o Modo Carreira traz algumas novidades interessantes. Enquanto Manager, será possível usar o sistema Total Management, que permite aplicar filosofias clássicas ao seu time, como o Tiki-Taka, popularizado por Guardiola no Barcelona, e o Park the Bus, do Chelsea de Mourinho.

Outra novidade pode ser vista antes de cada partida, na Match Preparation, em que será possível personalizar um pouco mais as coisas: será possível, por exemplo, escolher o que treinar, o que pode ser útil para se adaptar ao estilo e às táticas adversárias, e programar algumas mudanças táticas que serão executadas em determinadas circunstâncias da partida.

Mudando de técnico para jogador, a principal novidade está nos agentes, que ajudarão a programar a carreira rumo à uma possível Ballon d'Or, o prêmio máximo do futebol. Também será possível personalizar mais os estilos do seu atleta e tirar proveito de uma nova câmera, que foca no jogador quando ele tem a posse da bola.

Novidades no Clubs e no Volta Football

As novidades nos dois modos são mais sutis, mas incluem cross-play e algumas revisões, implementadas graças ao feedback da comunidade. As novidades incluem recompensas melhores para os jogadores que acumularem vitórias, um sistema de reputação e mais opções de personalização, de jogadores ao estádio. Vale lembrar que os PlayStyles também estarão presentes nos dois modos.

Ligas licenciadas

FC 24 terá 30 ligas licenciadas, o que corresponde a cerca de 700 clubes e mais de 19 mil atletas, entre homens e mulheres. Além disso, serão mais de 100 estádios licenciados, de Anfield ao Santiago Bernabéu, do Allianz Stadium ao marcante Parc des Princes. 

As ligas licenciadas em FC 24 incluem: UEFA Champions League, UEFA Europa League, UEFA Super Cup, UEFA Conference League e UEFA Women’s Champions League; CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sudamericana e CONMEBOL Recopa; Premier League, EFL, LaLiga EA Sports; Bundesliga, Ligue 1, Serie A TIM e MLS; Barclays Women’s Super League, National Women’s Soccer League, D1 Arkema, Google Pixel Frauen-Bundesliga e Liga F; Liga Portugal, Belgium Jupiler League, Eredivisie, Liga Profesional de Futbol-Argentina, Roshn Saudi League, Korea K League 1 e 2, Chinese Super League, A-League, Süper Lig, Liga 1, Ekstraklasa, Austrian Bundesliga, Credit Suisse Super League, Superliga, Scottish Professional Football League, SSE Airtricity League Premier Division, Allsvenskan, Elitserien, EFL League One, EFL League Two, 3.Liga e Indian Super League.

Data de lançamento e plataformas

FC 24, o sucessor de FIFA, chega em 29 de setembro de 2023 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.

Requisitos técnicos de PC

Requisitos Mínimos

  • Sistema Operacional — Windows 10 - 64-Bit;
  • Processador — Intel Core i5-6600K 3.50GHz ou AMD Ryzen 5 1600 3.2GHZ;
  • Memória — 8 GB de RAM;
  • Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 4 GB ou AMD Radeon RX 570 4 GB;
  • Armazenamento — 100 GB de espaço disponível.

Requisitos Recomendados

  • Sistema Operacional — Windows 10 - 64-Bit;
  • Processador — Intel Core i7-6700 3.40GHz ou AMD Ryzen 7 2700X 3.7GHZ;
  • Memória — 12 GB de RAM;
  • Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1660 ou AMD RX 5600 XT;
  • Armazenamento — 100 GB de espaço disponível.

Edições de FC 24 e quanto elas custam

FC 24 tem duas edições, Standard e Ultimate. A Edição Standard parte de R$ 359, enquanto a Edição Ultimate custa R$ 529.

Aqueles que comprarem antecipadamente a Edição Standard receberão:

  • Jogo Base
  • Item de jogador astro da capa por empréstimo de 10 partidas no Ultimate Team
  • Dois itens de escolha de jogador de embaixador por empréstimo de 5 partidas no Ultimate Team
  • Um espaço desbloqueado de PlayStyles no Clubs
  • Pontos de personalidade adicionais na Carreira de Jogador
  • Auxiliar técnico de 5 estrelas disponível para contratação na Carreira de Manager

Já aqueles que comprarem antecipadamente a Edição Ultimate terão sete dias de acesso antecipado e poderão jogar FC 24 a partir de 22 de setembro. Além disso, receberão:

  • Jogo base
  • Todos os extras oferecidos para aqueles que comprarem antecipadamente a Edição Standard
  • 4.600 FC Points
  • Acesso à Campanha da Nike no Ultimate Team
  • Item de jogador da TOTW1 no Ultimate Team
  • Jogador da Nike por empréstimo de 24 partidas no Ultimate Team e uniforme Nike x do EA SPORTS FC no Ultimate Team.

Por fim, aqueles que reservarem a Edição Ultimate até 22 de agosto, receberão um Herói da UCL/UWCL não negociável, que estará disponível em 27 de novembro.

FC 24 estará no Game Pass ou na PlayStation Plus?

Ainda não há previsão de FC 24 ser oferecido nas assinaturas PlayStation Plus Essencial ou Extra ou chegar ao catálogo do Xbox Game Pass. Porém, os jogos da EA Sports costumam levar menos de um ano para chegar ao EA Play. Ou seja, é possível que FC 24 esteja no serviço da Electronic Arts em meados de 2024.

O serviço de assinatura EA Play está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S -  e está incluso na assinatura Game Pass Ultimate, tanto nos consoles quanto no computador. 

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade