PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mais do mesmo? O que achamos de FC 24, o sucessor de FIFA

O Game On esteve presente na revelação mundial do jogo, na Holanda. Jogamos, entrevistamos produtores e contamos o que muda na nova edição

18 jul 2023 - 12h00
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A EA Sports escolheu Amsterdã como a arena para colocar em campo o sucessor de FIFA. Foi lá, em uma cabine nomeada em homenagem a Zidane, que joguei pela primeira vez FC 24. Não havia lugar melhor para fazer isso do que no país que revolucionou o mundo do futebol em 1974 com a temida Laranja Mecânica.

Porque revolução parece ser o que FC 24 quer fazer. Depois de 30 anos ao lado da FIFA, a EA tem a missão de mostrar que pode manter o sucesso mesmo longe da federação cujo nome deve permanecer na ponta da língua de muitos jogadores ainda por um tempo. E a desenvolvedora parece estar no caminho certo.

Os primeiros testes com o jogo foram suficientes para mostrar a evolução de FC 24 em relação ao FIFA 23, e em diferentes aspectos. Logo de início, vemos um pouco da nova interface do jogo, que está totalmente redesenhada e agora adota uma orientação vertical mais ágil e intuitiva. Mas o maior impacto é sentido dentro dos campos digitais.

HyperMotion V, de Volumétrico

Rapidamente se percebe que FC 24 é um jogo mais cadenciado, que mostra a tendência da desenvolvedora em dar vantagem às defesas: atacar e driblar são ações mais difíceis, toques de primeira são coisa de gente grande e até as finalizações deixam claro que a rede não está tão acessível. 

Além disso, os jogadores estão mais realistas, os movimentos — incluindo os das roupas — mais orgânicos, e as novas tecnologias de iluminação dão maior profundidade de detalhes ao jogo. São detalhes que impressionam, mesmo em uma build que parece ainda um pouco longe da final. Durante a primeira partida, um duelo entre Manchester City e Paris Saint-Germain, os dois times masculinos disponíveis, foi fácil notar como o motor gráfico Frostbite continua fazendo um excelente trabalho e como as novas tecnologias fazem a diferença. E a principal delas é o HyperMotion V.

Segundo Matthew Prior, "O HyperMotion V é uma revolução. É um sonho antigo quando falamos de desenvolvimento e é algo enorme. Conseguir capturar diretamente o movimento de tantos jogadores diferentes é algo inacreditável". A tecnologia HyperMotion foi introduzida em FIFA 22 e vem sendo um dos pilares da EA para seus jogos de futebol, mas ainda tinha suas limitações.

"HyperMotion V, não cinco. É V, de Volumétrico", enfatiza Prior. O designer de jogos deixa claro que essa não é a quinta versão da tecnologia, e sim que ela não depende mais dos trajes de captura de movimentos utilizados no desenvolvimento dos jogos dos últimos dois anos. Agora, a tecnologia usa Machine Learning para, através de gravações de partidas reais, criar animações de jogo que tornam a experiência mais realista. "Ao eliminar a necessidade de termos jogadores usando trajes de captura, abrimos um novo mundo de possibilidades para o futuro", diz Sam Rivera, produtor de FC 24.

Rivera vai além e revela como o HyperMotion V revoluciona FC 24. É através dele que a desenvolvedora foi capaz de criar seis novos recursos que aumentam a imersão, como o AI Mimic e o AceleRATE 2.0. Esses recursos permitem desde inserir os momentos mais marcantes do futebol no jogo — como o gol de voadora de Haaland na Champions League que, com uma dose extra de sorte, consegui reproduzir em um dos meus escassos gols — até aumentar de maneira exponencial as animações dos jogadores, seja em corridas, cobranças de penalty e faltas ou em comemorações.

E tudo isso é realmente sentido durante as partidas. As características dos jogadores, principalmente dos mais famosos, são perceptíveis e a maior variedade de estilos é muito bem-vinda. Ainda assim, uma das novidades rouba a atenção e deve ser a grande atração de FC 24.

PlayStyles

Cada jogador no mundo tem um estilo único de jogo, e é isso que os PlayStyles querem enfatizar também nos gramados digitais. A funcionalidade implementa as características mais marcantes dos jogadores em FC 24, como a capacidade de Messi em manter a bola próxima aos pés e passar por espaços apertados ou a de Mbappé em encontrar espaços vazios e usar sua velocidade para subjugar defensores.

Inicialmente serão 34 PlayStyles, divididos em dois níveis: PlayStyles e PlayStyles+. Enquanto o primeiro será acessível para a grande maioria dos jogadores e jogadoras — e há diferentes formas de conseguí-los nos vários modos de jogo —, o segundo é exclusivo dos melhores do mundo e reproduz as habilidades que os tornam tão espetaculares. 

Os PlayStyles darão as caras no Ultimate Team, nos Modos Carreira e nos demais modos de FC 24 e devem, além de abrir espaço para jogadas incríveis e diversificadas, servir de combustível para discussões acaloradas entre os fãs. Segundo Sam Kovalev, produtor de FC 24, "acredito que o PlayStyles traz um nível nunca visto de diferenciação de um jogador para outro. Dá pra alterar completamente seu estilo de jogo de acordo com ele. Cada jogador pode ser totalmente diferente — é algo que chama muito a atenção".

“É definitivamente uma nova era, um grande salto para a indústria no geral. HyperMotion V, PlayStyles, Frostbite… Tudo funciona muito bem junto. A combinação de tudo isso faz a jogabilidade ser tão boa, tão viva, tão autêntica”, complementa.

Durante as partidas, os PlayStyles ativam de forma automática, dependendo da circunstância, ou através dos comandos do jogador. Ainda existem alguns detalhes que serão revelados futuramente, mas o recurso estará amplamente presente — e será decisivo para o meta do jogo, segundo os próprios desenvolvedores —, inclusive no futebol feminino.

Mulheres no Ultimate Team

A classe de Sam Kerr, jogadora australiana e uma das melhores do mundo, dá origem a um dos PlayStyles de FC 24: um chute colocado praticamente indefensável. E não é somente ela. Segundo o designer de jogos Thomas Caleffi, “Em termos de gameplay, é uma maneira de dar ainda mais opções para quem joga. Há combinações de estatísticas e de PlayStyles que são únicas para mulheres, outras únicas para homens”.

O futebol feminino, inclusive, continua bem representado. Durante os testes, dois times estavam disponíveis, Chelsea e Olympique Lyonnais. O duelo entre Sam Kerr e Ada Hegerberg diverte, é mais rápido, tem mais espaços e, talvez o mais importante, levanta a questão: como funcionará a integração entre homens e mulheres nos times mistos?

Essa resposta deve demorar um pouco a vir, ao menos de forma prática. Caleffi diz que “será possível juntar todos os estilos de jogo. Será bem interessante criar novas possibilidades, tanto de elencos quanto de jogabilidade”. Enquanto ela não vem, Kovalev deixa claro que a EA Sports está fazendo isso de forma pensada e estudada: “Sentimos que não só era o momento certo, como também um novo passo no progresso que estamos tendo nos últimos anos. É algo que está na nossa agenda, é uma direção que a marca quer seguir. Foi simplesmente o certo a fazer: trazer as mulheres também para o Ultimate Team”.

Essa não será a primeira vez que veremos times mistos. Em FIFA 23 eles estavam lá, mas limitados ao modo Pro Clubs. Agora, no modo mais popular do jogo de futebol, essa mistura deve gerar mais discussões, ainda mais em um ambiente muito mais competitivo.

Um passo para o futuro

“A versão que temos hoje é a combinação de anos de desenvolvimento. O nosso grande foco foi fazer com que todas as novas funcionalidades pudessem se combinar para criarmos uma experiência divertida. Não é fácil. Todo nosso trabalho é para fazer com que essas inovações possam ser colocadas no jogo de uma forma que a jogabilidade saia ganhando”. As palavras de Caleffi deixam claro o quão importante FC 24 será para o futuro da EA Sports. Se desvincular da marca FIFA não é uma tarefa fácil, mesmo ainda não sabendo qual será o rumo da federação no mundo dos games. Se é que haverá um.

Ainda assim, FC 24 parece prestes a marcar um gol de placa. O avanço gráfico, por mais que esperado entre um ano e outro, ainda mais em uma geração de consoles que mostra mais do seu potencial a cada dia, e as inovações de jogabilidade dão um cheiro de ar fresco aos gramados digitais. O teste agrada bastante, e não escondo que espero muito de setembro, quando o jogo finalmente for lançado.

“Esse ano é o mais tudo. É o próximo passo, é um grande salto. Um nível de autenticidade e realismo que nunca vimos em um jogo de futebol”, Kovalev finaliza, deixando nossas expectativas como nunca antes para um jogo de futebol.

FC 24 chega em setembro de 2023, em acesso antecipado no dia 22 para aqueles que comprarem a Edição Ultimate ou no dia 29 para aqueles que comprarem a Edição Padrão. O jogo estará disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*O jornalista viajou à convite da Electronic Arts. O teste de FC 24 foi feito em um PlayStation 5.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade