PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Broken Roads é RPG ao estilo dos Fallout do passado

Game traz um intrincado sistema de escolhas morais e pegada "retrô", mas a barreira do idioma pode ser um problema

16 abr 2024 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários
O visual isométrico já entrega o estilo 'clássico' de Broken Roads
O visual isométrico já entrega o estilo 'clássico' de Broken Roads
Foto: Versus Evil / Divulgação

Uma carta de amor aos RPGs de PC de antigamente, em especial à jogos como Fallout e Wasteland, Broken Roads é o lançamento mais recente da distribuidora Versus Evil e da produtora Drop Bear Bytes.

O jogo é uma aventura de RPG ambientada em uma Austrália desolada no futuro pós-apocalíptico. O jogador cria seu personagem e se aventura pelas paisagens desérticas e assentamentos de sobreviventes em um futuro próximo bastante perigoso. O game combina combate tático por turnos com muitos diálogos e escolhas que influenciam o desenrolar dos encontros e da narrativa.

RPG à moda antiga

O jogador cria seu próprio personagem, escolhendo entre quatro classes não tão típicas da sociedade pós-apocalipse nuclear: você tem o especialista em armas, o explorador, o pesquisador e o negociante. Cada uma delas começa com alguns bônus em suas perícias e habilidades únicas, e o jogador tem mais alguns pontinhos para distribuir e assim, fazer aquele ajuste fino no seu personagem.

Mais importante, é preciso responder um questionário com várias situações e assim definir o espectro filosófico e moral do personagem. Esse sistema, chamado de Bússola Moral, é uma peça central no que faz Broken Roads único entre os jogos do gênero. Há muitos diálogos ao longo do jogo, com diversas situações que seriam um tiroteio logo de cara em outros games podendo ser resolvidas na conversa nesta aventura. Ou não. Vai depender das suas escolhas, atributos e rolagens.

A bússola moral divide as atitudes dos jogadores em quatro áreas: Humanista, Utilitarista, Maquiavélico e Niilista. É muito improvável que um personagem se enquadre 100% em uma dessas áreas - é um desafio e tanto tentar seguir dessa forma e há conquistas para cada uma delas, caso você queira tentar.

Broken Roads tem muitos diálogos e escolhas filosóficas para o jogador
Broken Roads tem muitos diálogos e escolhas filosóficas para o jogador
Foto: Versus Evil / Divulgação

A densidade dos diálogos impressiona, com muitos conceitos filósifos sendo abordados e impactando no avanço das missões. Como um bom RPG à moda antiga, o game não segura a mão do jogador nem impede que tome decisões questionáveis, ao contrário, acata suas escolhas e se adapta de acordo com elas, para o bem e para o mal. É um RPG que vai abrir sorrisos nos rostos dos veteranos que se acostumaram com a lineariedade dos jogos mais recentes.

O ponto forte de Broken Roads também é seu maior defeito, caso o jogador não tenha familiaridade com o inglês, pois o jogo não oferece nenhum tipo de localização em português do Brasil e há muito texto para ler, com muita importância. Os diálogos são parte central na jogabilidade.

A interface é bem simples, tanto nos menus e inventários quanto na exploração do cenário - não há um tabuleiro durante o combate nem nada assim, mas todas as ações (inclusive movimento durante as batalhas) envolve o uso de pontos de ação, o que dá um toque bastante tático ao jogo, assim como o uso de cobertura, flanqueamento e as habilidades especiais dos integrantes do grupo e dos seus oponentes. Aliás, o jogo funciona muito bem com o controle do Xbox, mais um ponto positivo para a Drop Bear Bytes, que não se limitou ao combo mouse e teclado.

Considerações

Broken Roads - Nota 7
Broken Roads - Nota 7
Foto: Game On / Divulgação

Broken Roads é um ótimo jogo de RPG à moda antiga, tanto no estilo de combate por turnos e nos sistemas de evolução de personagem quanto na liberdade de ação e de escolhas dada ao jogador. A aventura não é super longa, mas convida o jogador a experimentar tudo de novo e tomar decisões diferentes com outro personagem. Se você gosta desse tipo de RPG clássico e o inglês não é um obstáculo para você, pode aumentar a nota em um ponto e comprar sem medo.

Broken Roads está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Versus Evil.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade