Torcida do Bologna entra em êxtase após título da Copa da Itália
Milhares de fãs do rossoblù celebraram nas ruas de Bolonha
Em êxtase pelo tricampeonato da Copa da Itália, os torcedores do Bologna praticamente não dormiram para celebrar a conquista que colocou um ponto final em um jejum de 51 anos sem um importante título nacional.
De lá para cá, o rossoblù venceu duas vezes a Série B e uma vez a Série C, mas a festa que começou ontem (14), após a vitória por 1 a 0 sobre o Milan em Roma, foi diferente. As celebrações dos fãs bolonheses atravessaram cidades italianas e até países, mas se concentraram especialmente em Bolonha, casa do rossoblù.
Os principais pontos do município, que é a capital da região da Emilia-Romagna, ficaram lotados de torcedores que viraram a noite celebrando uma conquista que parecia quase impossível de virar realidade até não muito tempo atrás.
Um dos pilares do tricampeonato bolonhês foi o técnico Vincenzo Italiano, que quebrou uma sequência de três derrotas seguidas em finais quando era comandante da Fiorentina. Além do afeto dos fãs do Bologna, o comandante, que nasceu na Alemanha, foi muito celebrado em Ribera, onde passou sua infância.
"Tínhamos trocado uma mensagem algumas horas antes e Vincenzo sabia que todos nós estaríamos torcendo por ele. Ele ficou feliz com isso. Há grande satisfação e orgulho por parte de Ribera em relação a ele. Esperamos que venha aqui nas próximas semanas para suas férias e celebrarmos juntos o homem que, com tantos sacrifícios e dedicação, é hoje um grande treinador, que se consolidou nos mais altos níveis do futebol profissional", disse o prefeito do município siciliano, Matteo Ruvolo.
Já Matteo Lepore, prefeito de Bolonha, garantiu que o técnico ítalo-alemão será premiado com o chamado "Nettuno d'Oro" em razão da histórica conquista da Copa da Itália.
"É um momento lindo. Ontem, talvez tivesse mais bolonheses no Olímpico do que jamais vimos no Renato Dall'Ara, e agora a cidade está comemorando. Depois de 51 anos, é uma grande emoção que une muitas gerações e a cidade. É lindo, lindo curtir este momento", destacou.
Quem também celebrou o título dos felsinei foi o cardeal Matteo Zuppi, que estava entre os favoritos no conclave para suceder o papa Francisco na liderança da Igreja Católica.
"Força, Bologna! Foi uma emoção extraordinária e o treinador, Vincenzo Italiano, está certo quando diz que é algo que cria comunidade. Acho que a emoção dos 30 mil bolonheses que estavam em Roma e de todos os outros que estavam aqui criou um clima de união. E, talvez, também seja um grande sinal de que só trabalhando em equipe podemos estar juntos e vencer juntos, só juntos podemos vencer", disse o religioso.
Com o título, o Bologna está automaticamente classificado para a fase de grupos da próxima edição da Liga Europa, mas ainda luta na Série A por uma vaga na Liga dos Campeões.