Título segue indefinido na reta final da 52ª Semana de Vela de Ilhabela
Crioula segue na liderança pressionado por atual campeão.
O penúltimo dia da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval foi marcada por mudanças nas lideranças das principais classes da competição. Após atraso pela manhã por falta de vento, a raia da Ponta das Canas recebeu rajadas de leste à tarde, permitindo a realização de oito regatas entre os 120 veleiros inscritos no evento organizado pelo Yacht Club de Ilhabela.
Na classe ORC, que define o campeão geral da edição de 2025, o Crioula, de Eduardo Plass, manteve a liderança mesmo com um quarto lugar na primeira regata do dia. O +Bravíssimo, de Luciano Secchin, venceu uma prova, ficou em segundo na outra e subiu para a vice-liderança, seguido pelo Phytoervas, de Marcelo Bellotti. “Hoje foi um dia bom, conseguimos um quarto e um primeiro lugar. Mesmo com o vento aumentando no final da primeira regata, o resultado foi importante”, afirmou Samuel Albrecht, tático do Crioula.
Entre os destaques das demais classes, o Kia Kaha, comandado por Fábio Kohler, venceu as duas regatas do dia e assumiu a ponta da RGS-B, a mais numerosa da competição. Na RGS-Cruiser, o Blue Wind (James Bellini) segue líder, enquanto na Clássicos o Kameha Meha (Xavier Stump) se isolou na frente. Já na C-30, que também define o Campeonato Brasileiro da categoria, o Kaikias EMS (Daniel Hildsdorf) sofreu colisão e perdeu a vela mestra, mas permanece em primeiro. “Foi um fim com gosto amargo. Vamos remontar o time, arrumar o barco e seguir na briga”, declarou Fábio Faria, tático da equipe.
O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.
As regatas serão concluídas no sábado (26) no Yacht Club de Ilhabela.