Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Time de futebol americano de Washington deixará de usar nome Redskins

13 jul 2020 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários

O time de futebol americano da NFL sediado em Washington vai deixar de usar o nome Redskins e o atual emblema, em uma decisão tomada após patrocinadores aumentarem a pressão para abandonar o nome usado pela franquia desde 1933, que há tempos é criticado como racista por grupos de defesa dos norte-americanos nativos.

Emblema do Washington Redskins em veículo estacionado do lado de fora do estádio da equipe
13/07/2020
REUTERS/Kevin Lamarque
Emblema do Washington Redskins em veículo estacionado do lado de fora do estádio da equipe 13/07/2020 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O dono da equipe, Dan Snyder, que comprou a franquia em 1999, disse anteriormente que jamais mudaria o nome do time, mas amenizou sua posição depois de a FedEx, que detém os direitos do nome do estádio da equipe em Landover, Maryland, fez um apelo para que o time adote uma nova marca.

A equipe disse no dia 3 de julho que conduziria uma análise sobre o nome do clube.

"Hoje estamos anunciando que vamos aposentar o nome Redskins e o logo com a conclusão dessa análise", disse a equipe em comunicado.

O time não deu um um cronograma para quando a análise será concluída. O comunicado não especifica a razão para a mudança do nome.

Os críticos aumentaram a pressão para que o time mudasse de nome, que é vista amplamente como uma ofensa racial contra norte-americanos nativos, em meio ao acerto de contas nacional sobre o racismo e a brutalidade policial provocado pelo assassinato em 25 de maio de um homem negro, George Floyd, por um policial branco que o mantinha em custódia e Mineápolis.

Em junho, um grupo de mais de 80 empresas de investimentos, que somadas gerenciam mais de 620 bilhões de dólares em ativos, fez um apelo para que FedEx, Nike, e PepsiCo encerrassem os relacionamentos que têm com a equipe, caso ela não mudasse de nome.

A PepsiCo e a Nike seguiram o exemplo da FedEx e disseram saudar o pedido de revisão do nome da equipe.

O time que viria a se tornar o Washington Redskins foi fundado em 1932 com o nome de Boston Braves. O nome foi mudado para Redskins no ano seguinte e em 1937 a equipe se mudou para Washington. Muitas equipes esportivas profissionais e universitárias dos EUA têm nomes ou apelidos ligados aos nativos norte-americanos.

Snyder e Ron Rivera, o novo técnico principal da equipe, "estão trabalhando de perto para desenvolver uma nova abordagem de nome e design que irão aprimorar a posição de nossa orgulhosa, rica e tradicional franquia e inspirar patrocinadores, torcedores e a comunidade pelos próximos 100 anos", afirmou a equipe.

O time ganhou três vezes o Super Bowl e é uma das principais franquias da NFL, ranqueada pela Forbes em setembro do ano passado como a sétima mais valiosa da liga, valendo 3,4 bilhões de dólares.

Em junho, um memorial para o fundador do time, George Preston Marshall, que lutou contra a integração racial da NFL, foi retirado do RFK Stadium, a antiga casa da equipe em Washington.

A NFL não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o anúncio do time.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade