João Fonseca leva Brasil à vitória na Copa Davis e mira a Laver Cup
O jovem tenista João Fonseca foi o destaque do Brasil na Copa Davis, decidida no último domingo (14), em Atenas, Grécia. O atleta de 19 anos somou duas vitórias no torneio diante dos donos da casa e carregou a Seleção Brasileira rumo ao qualifying. O Brasil fechou o confronto com três triunfos e uma derrota […]
O jovem tenista João Fonseca foi o destaque do Brasil na Copa Davis, decidida no último domingo (14), em Atenas, Grécia. O atleta de 19 anos somou duas vitórias no torneio diante dos donos da casa e carregou a Seleção Brasileira rumo ao qualifying. O Brasil fechou o confronto com três triunfos e uma derrota e se classificou à próxima fase, ainda sem adversário definido.
Sob olhares de Novak Djokovic, presente no estádio, João derrotou Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 do ranking da ATP, por 2×1 e frustrou os planos da torcida local. Agora, o carioca passa a focar na Laver Cup, torneio disputado por craques do esporte divididos em times representado a Europa e o resto do mundo.
O evento começa nesta sexta-feira (19) em San Francisco e não tem impacto na pontuação ou ranking da temporada. Fonseca ocupa a 42ª posição da tabela da ATP, a melhor da carreira, e está em preparação na gira de quadras duras, com o objetivo final de disputar o Australian Open em janeiro de 2026.
João Fonseca se junta a um time com Taylor Fritz (5º do ranking), Alex de Minaur (8º), Francisco Cerundulo (21º), Alex Michelsen (32º) e Reilly Opelka (62º). Do outro lado, os europeus são representados por Carlos Alcaraz (1º), Alexander Zverev (3º), Holger Rune (11º), Casper Ruud (12º), Jakub Mensik (17º) e Flavio Cobolli (25º).
A agenda de Fonseca pós-Laver Cup será intensa. João planeja disputar o Masters 100 de Xangai entre os dias 1 e 12 de outubro, o ATP 250 de Bruxelas entre os dias 13 e 19 e o ATP 500 da Basileia entre os dias 20 e 26. A presença no Masters 1000 de Paris, que se inicia no dia 27, ainda não está confirmada. Além disso, o brasileiro é vice-líder do ranking sub-20 e pode disputar o Next Gen Finals em dezembro, na Arábia Saudita. Fonseca foi campeão do evento na temporada passada atuando com o ranking mais baixo entre os classificados.
O melhor brasileiro da ATP terá bons testes nas próximas semanas e entrará em quadra em diversas oportunidades. Muitos fãs nas redes sociais questionam a estratégia de João Fonseca e sua equipe de disputar poucos torneios menores e focar somente em Masters 1000 e Grand Slams. Agora, o tenista deve atender involuntariamente a pedidos do público brasileiro que quer ver o novo fenômeno pela televisão.
O cronograma da Laver Cup ainda não foi anunciado, mas a expectativa cresce para João Fonseca entrar em quadra na sexta-feira (19) ou no sábado (20). Em entrevista pré-torneio, o brasileiro comentou sobre os possíveis adversários.
- Adoro jogar contra os melhores. Carlos Alcaraz ou Zverev seria super legal. Se Andre Agassi (técnico do Time Mundo) me escalar contra qualquer um, estarei pronto - disse Fonseca.