João Fonseca bate Sakellaridis em jogo difícil e Brasil larga na frente da Grécia na Copa Davis
Brasileiro conquista vitória por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, neste sábado
João Fonseca venceu Stefanos Sakellaridis por 2 sets a 0 na abertura do confronto entre Brasil e Grécia pela Copa Davis, garantindo a vantagem brasileira no Grupo Mundial I.
Principal tenista brasileiro da atualidade, João Fonseca confirmou o favoritismo na abertura do confronto entre Brasil e Grécia, pelo Grupo Mundial I da Copa Davis, e derrotou Stefanos Sakellaridis por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, neste sábado, no OAKA Spyros Louis, em Atenas, na Grécia, em 1h51 de partida.
O número 42 do mundo encontrou mais dificuldades do que o esperado diante do grego de 1,98m e 286º colocado no ranking da ATP, especialmente no primeiro set, mas teve uma atuação arrasadora no segundo, o que deixou Sakellaridis irritado a ponto de arremessar sua raquete na quadra.
Favorito no confronto, o brasileiro começou agressivo, enquanto Sakellaridis tentava cadenciar a partida, sacando aberto e jogando nos erros do adversário. Assim, o grego conseguiu um break point no primeiro e terceiro games - salvos por Fonseca - e fechou o segundo sem deixar o jovem pontuar.
Fonseca equilibrou as ações e a partida permaneceu parelha até o fim do set, com longos ralis e ambos os tenistas confirmando seus serviços até o 11º game. Na 12ª parcial, prevaleceram os potentes golpes de direita do brasileiro, que, enfim, quebrou o serviço do anfitrião e fechou o set em 7/5.
Sem se deixar abalar pelo placar adverso, Sakellaridis continuou imprimindo um bom ritmo no início do segundo set e novamente desperdiçou um break point. Sob pressão, João Fonseca abusou dos smashes e confirmou o serviço em um longo primeiro game de 9 minutos. Apesar do susto, o brasileiro se mostrava mais inteiro fisicamente e, na sequência, com boas devoluções, quebrou o serviço do grego, abrindo 2/0.
Além do cansaço, Sakellaridis acusou dores na parte interna da coxa direita, após perder o terceiro game, e recebeu atendimento. Fonseca acelerou o jogo e teve três break points a seu favor no quarto game, mas não conseguiu aproveitá-los. A boa vantagem no placar, porém, deixou o brasileiro mais tranquilo na quadra dura ateniense, diferentemente do primeiro set, administrando o ritmo da partida.
João Fonseca ainda teve dois match points, quando vencia por 5/2, para quebrar o serviço do tenista grego, que foi ao limite para virar o placar no game. Ele ainda teve três break points na parcial seguinte, mas o brasileiro se recuperou e fechou o jogo em 6/3.
Ainda neste sábado, Thiago Wild, 146º colocado no ranking da ATP, enfrenta o astro local Stefanos Tsitsipas, 27º do mundo. Ele também será o oponente de João Fonseca, neste domingo, no quarto confronto da série.
Confira os jogos de Brasil x Grécia na Copa Davis:
Sábado
- Thiago Wild x Stefanos Tsitsipas
Domingo, a partir das 11 horas
- Rafael Matos/Marcelo Melo x Stefanos/Petros Tsitsipas
- João Fonseca x Stefanos Tsitsipas
- Thiago Wild x Stefanos Sakallaridis