12 eventos ao vivo

Bellucci estreia no US Open contra espanhol; Federer pega americano

23 ago 2012
13h14
atualizado às 15h03

O brasileiro Thomaz Bellucci vai estrear contra o espanhol Pablo Andujar, 37º do ranking, no Aberto dos Estados Unidos 2012, que começa no próximo domingo, em Nova York. Número 1 do mundo, o suíço Roger Federer enfrenta o americano Donald Young na primeira rodada e pode cruzar nas semifinais com o britânico Andy Murray, que começa a campanha contra o russo Alex Bogomolov Jr.

»Sexo, racismo e tabus; veja mudanças inesquecíveis do tênis

O sérvio Novak Djokovic, atual campeão e número 2 do mundo, estreia contra o italiano Paolo Lorenzi, e enfrenta o vencedor do jogo entre o brasileiro Rogerinho e um tenista do qualifying. Caso chegue à semi, pega o melhor tenista da chave, cujos melhores cabeças de chave são o sérvio Janko Tipsarevic e o espanhol David Ferrer.

Bellucci vem de derrota para o francês Jo-Wilfried Tsonga na segunda rodada do ATP de Winston-Salem. Em 40º lugar no ranking, após o título do ATP 250 de Gstaad, o brasileiro venceu os dois jogos que disputou contra o espanhol, ambos no saibro. Um deles foi no Aberto da França, em 2010.

Na segunda rodada, o canhoto mede forças com o vencedor do duelo entre o espanhol Feliciano López e o holandês Robin Haase. Na terceira, pode cruzar com Murray, terceiro cabeça de chave.

Federer enfrenta Young, que encerrou uma sequência de 17 derrotas no circuito em Winston-Salem ao vencer o argentino Leonardo Mayer. O suíço vem do título do Masters 1000 de Cincinnati e é pentacampeão do US Open.

Outro destaque da primeira rodada é o confronto entre os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro. O primeiro lidera o duelo com três vitórias em quatro jogos.

Bicampeã, Venus pode enfrentar sexta cabeça de chave na 2ª rodada

Ex-número 1 do mundo, a americana Venus Williams pode encontrar a sexta cabeça de chave do Aberto dos Estados Unidos, a alemã Angelique Kerber, já na segunda rodada. Bicampeã em Nova York, a tenista de 32 anos vem colecionando resultados ruins e está apenas na 47ª posição do ranking. A estreia será contra a compatriota Bethanie Mattek-Sands.

Sua irmã Serena, campeã de Wimbledon e da Olimpíada de Londres nos últimos meses, mede forças contra a também americana Coco Vandeweghe. Pode enfrentar a dinamarquesa Caroline Wozniacki nas quartas e a segunda do ranking Agnieszka Radwanska nas semifinais. A polonesa começa sua campanha contra a russa Nina Bratchikova.

No outro lado da chave, a russa Maria Sharapova estreia contra a húngara Melinda Czink e deve cruzar com a checa Petra Kvitova nas quartas. Na semi, faz um possível confronto com a número 1 do mundo Victoria Azarenka, cuja adversária de primeira rodada será a russa Alexandra Panova.

A atual campeã Samantha Stosur duela contra a croata Petra Martic. Outro destaque é o cruzamento entre a chinesa Na Li e a belga Kim Clijsters, que joga o último torneio da carreira, já na terceira rodada. A partida reedita a final do Aberto da Austrália do ano passado.

Bellucci entra no US Open após perder de Tsonga na segunda rodada de Winston-Salem
Bellucci entra no US Open após perder de Tsonga na segunda rodada de Winston-Salem
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade