João Fonseca será cabeça de chave no Australian Open
João Fonseca desistiu de disputar o ATP 250 de Brisbane, por conta de uma lesão na lombar, e caiu algumas posições no ranking. Mesmo assim, o brasileiro vai ser um dos 32 cabeças de chave do Australian Open, após derrotas de concorrentes diretos.
O tenista carioca caiu da 24ª para a 29ª posição na última atualização do ranking da ATP. Além da desistência em Brisbane, Fonseca não defendeu os 125 pontos do título do Challenger de Camberra em 2025. No entanto, Frances Tiafoe, Stefanos Tsitsipas, Valentin Vacherot, Tomas Machac e Ugo Humbert sofreram derrotas precoces ao longo da semana e não podem ultrapassar o brasileiro no ranking.
Apenas o norte-americano Brandon Nakashima e o argentino Sebastian Baez têm chances de superar João Fonseca na próxima atualização no ranking da ATP. Assim, na pior das hipóteses, o jovem tenista vai cair para a 31ª posição.
Para ser cabeça de chave no Australian Open, Fonseca precisa estar entre os 34 primeiros colocados do ranking da ATP. Isso se deve ao fato de o dinamarquês Holger Rune e o britânico Jack Draper não disputarem o Aberto da Austrália por conta de lesões. Os dois estão à frente do brasileiro no ranking.
Assim, João vai ser cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez na carreira e não vai enfrentar um tenista do top-30 nas duas primeiras rodadas do torneio.
Save the date, mark the time: the #AO26 official draw will be held on Jan 15, from 2.30pm AEDT, and here's how you can watch it 😍 https://t.co/5It6s1Kb8F
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 7, 2026
João Fonseca em 2026
Mesmo com a lesão na lombar, João Fonseca ainda está inscrito para disputar o ATP 250 de Adelaide, também na Austrália. O torneio começa na próxima segunda-feira, 12. Esse vai ser o primeiro compromisso do brasileiro na temporada e o único antes do Australian Open.
O primeiro Grand Slam do ano vai começar no dia 18 de janeiro. Por fim, os próximos torneios do brasileiros serão o ATP 250 de Buenos Aires, Rio Open, Masters 1000 de Indian Wells e Masters 1000 de Miami.