Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

João Fonseca toma decisão surpreendente sobre estreia em 2026

4 jan 2026 - 10h24
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a preparação para o ATP de Brisbane, na Austrália, João Fonseca sentiu uma lesão na lombar e optou por desistir do torneio. O tenista iria encarar o americano Reilly Opelka. Mesmo assim, a expectativa é que o brasileiro esteja recuperado para o ATP de Adelaide, que começa no dia 12 de janeiro. Por conta da desistência, o jovem de 19 anos pode perder algumas posições no ranking mundial.

João Fonseca em ação
João Fonseca em ação
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

A pontuação no ranking da ATP funciona em sistema de 52 semanas. Isso significa que resultados conquistados no ano anterior precisam ser "defendidos" na mesma semana do ano seguinte. Quando um atleta não consegue disputar um torneio em que havia somado pontos importantes, esses pontos saem automaticamente do total, gerando queda na classificação.

Isso é o que pode acontecer com João Fonseca. Campeão do Challenger de Camberra no ano passado, ele vai perder 125 pontos e pode sair do top 30 já na atualização mais recente da lista. No cenário atual, a posição em torno do 24º lugar estava sustentada, em parte, por resultados expressivos em torneios de menor porte, como Challengers, somados às campanhas em eventos ATP.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por SportBuzz (@sportbuzzbr)

João Fonseca e agenda de 2026

Mesmo com o contratempo na lombar, o planejamento de João para os primeiros meses de 2026 segue intenso. Assim, a expectativa é de recuperação a tempo do ATP 250 de Adelaide, agendado entre 12 e 17 de janeiro, torneio que serve como preparação direta para o Australian Open, marcado de 18 de janeiro a 1º de fevereiro. Dessa forma, esse recorte inicial da temporada é fundamental para ganhar ritmo em quadra rápida.

Dentro desse cenário, o planejamento prevê a participação em oito dos nove torneios da série Masters 1000, além de cinco eventos da categoria ATP 500. A regra permite que Monte Carlo, em abril, seja o único Masters 1000 fora da programação obrigatória. Assim, esses compromissos se somam aos quatro Grand Slams e às competições da Copa Davis, construindo uma temporada em que a gestão física e mental se torna importante.

Sportbuzz
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade