Djokovic elimina Sinner e vai à final do Australian Open
Novak Djokovic derrotou o italiano Jannik Sinner, nesta sexta-feira, 30, e garantiu vaga na grande final do Australian Open. O sérvio, número 4 do mundo, venceu por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/3, 4/6, 6/4 e 6/4, em 4h9min de partida.
Assim, aos 38 anos de idade, Djokovic vai disputar sua 38ª final de Grand Slam, recorde absoluto, da carreira. Essa ainda vai ser a 11ª decisão do sérvio em Melbourne. Ele é o maior campeão da história do Aberto da Austrália, com dez títulos conquistados.
Maior vencedor da história dos Grand Slams, com 24 troféus, Novak Djokovic vai disputar sua primeira final desde 2024 (Wimbledon) e busca o primeiro título desde 2023 (US Open).
Por outro lado, Jannik Sinner ficou de fora de uma decisão de Grand Slam pela primeira vez desde 2024. O italiano era o atual bicampeão do Australian Open e tinha 19 vitórias consecutivas no torneio.
Por fim, Djokovic vai enfrentar o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, na grande final. A partida vai acontecer neste domingo, 1º.
NOVAK. DJOKOVIC. pic.twitter.com/GfQU5wEWWv
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2026
A vitória de Novak Djokovic
Jannik Sinner começou melhor na partida e conseguiu uma quebra logo no segundo game. O italiano abriu uma vantagem de 3 a 0 no placar, confirmou seus serviços e fechou a parcial em 6 a 3. Novak Djokovic reagiu no segundo set e bateu o saque de Sinner no quarto game.
O sérvio ainda defendeu três break points na sequência, abriu 4 a 1 de vantagem e fechou a parcial em 6 a 3. O terceiro set foi o mais equilibrado do duelo. Os dois tenistas confirmaram todos os serviços até o nono game. Com 5 a 4 de vantagem, Sinner conseguiu uma quebra e fechou em 6 a 4.
Djokovic quebrou o serviço do italiano logo no primeiro game do quarto set. O italiano quase devolveu a quebra no oitavo game, quando teve dois break points, mas não conseguiu. O número do 4 do ranking seguiu e fechou a parcial em 6 a 4.
No quinto e decisivo set, Sinner esteve perto de quebrar o saque de Djokovic duas vezes, mas o sérvio defendeu cinco break points. No oitavo game, o maior campeão da história do Australian Open bateu o serviço do italiano. O número 2 do mundo teve a chance de devolver a quebra logo na sequência com três break points, mas viu seu adversário abrir 5 a 3 de vantagem.
Novak Djokovic confirmou o saque, fechou em 6 a 4 e venceu a partida.