Alcaraz usa roupa do Brasil, vence e desabafa sobre o calor
Carlos Alcaraz deu mais um passo importante no Australian Open ao garantir vaga nas quartas de final, em Melbourne, depois de um duelo exigente contra o norte-americano Tommy Paul. Mesmo começando atrás no placar e lidando com momentos de pressão no primeiro set, o número 1 do mundo conseguiu impor o próprio ritmo e venceu em três parciais, 7/6 (6), 6/4 e 7/5.
O confronto mostrou um Alcaraz que precisou ajustar o jogo desde os primeiros games. Paul entrou batendo forte na bola, encurtando o tempo de reação e buscando comandar os ralis. O espanhol respondeu com paciência, alongando os pontos e aguardando oportunidades para mudar a direção das trocas. A virada no primeiro set, especialmente no tiebreak, funcionou como ponto de virada.
"Num Grand Slam, sempre é importante ganhar em três sets. E superar assim alguém como Tommy Paul me dá muita confiança. O nível do jogo hoje foi alto dos dois lados. Ele começou de forma muito forte a partida, batendo realmente chapado, o que me dificultou um pouco. Mas tentei me manter nos pontos e sabia que teria minhas chances. E consegui isso", analisou Alcaraz, em entrevista coletiva.
Ver essa foto no Instagram
Como Alcaraz construiu a vitória no Australian Open?
O desempenho de Carlos Alcaraz no Australian Open diante de Tommy Paul pode ser dividido em três pilares. Consistência nas trocas de fundo, variação tática e eficiência nos momentos decisivos. Mesmo quando se viu em desvantagem, o espanhol manteve a proposta de jogo agressivo, porém calculado, com muitas bolas profundas e mudança de altura e rotação.
Com a classificação às quartas de final, Carlos Alcaraz se aproxima de sua primeira semifinal no Australian Open e tem pela frente desafios que envolvem não apenas o adversário, mas também as condições de jogo em Melbourne. Assim, a previsão de forte calor, com temperaturas acima de 40 graus, deve levar a organização a usar o teto retrátil em partidas da rodada noturna, o que transforma a dinâmica da quadra.
"Terei que me adaptar a isso. Preciso me concentrar nas coisas que posso controlar. Vai estar muito quente na terça-feira, e o teto provavelmente estará fechado. Terei que adaptar meu jogo para jogar em quadra coberta, e terei que aceitar isso. Espero que não afete muito meus golpes e tentarei não pensar nisso", projetou o atual número um do mundo no ranking da ATP.