Alcaraz vence e vai disputar a primeira final do Australian Open
Na manhã desta sexta-feira, 30, o espanhol Carlos Alcaraz venceu o alemão Alexander Zverev e conquistou vaga na final do Australian Open pela primeira vez na carreira. O número 1 do mundo venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 7/6 (7-5), 6/7 (3-7), 6/7 (4-7) e 7/5, em 5h27min de partida.
O duelo foi a semifinal mais longa da história do Aberto da Austrália. Assim, Alcaraz vai ter a chance de se tornar o tenista mais jovem a ter conquistado todos os Grand Slams e completar o Career Slam.
"Estou realmente muito feliz por disputar minha primeira final em Melbourne. Era algo que eu vinha buscando muito, perseguindo bastante: ter a chance de lutar pelo título. Acho que tem sido um grande torneio até aqui e meu nível vem crescendo muito. Mas uma coisa que eu preciso dizer é que eu não estaria aqui agora, fazendo esta entrevista, sem os fãs. Foi um prazer jogar diante de todos vocês. A forma como vocês me empurraram de volta para o jogo durante a partida. Sou realmente muito grato pelo apoio", disse Carlos Alcaraz.
Por outro lado, ainda em busca do primeiro título de Grand Slam, Alexander Zverev, número 3 do ranking mundial e atual vice-campeão em Melbourne, perdeu a chance de disputar a quarta final em um torneio desse nível.
Por fim, Carlos Alcaraz espera pelo vencedor do duelo entre Jannik Sinner e Novak Djokovic para conhecer seu adversário na grande decisão. O italiano é o atual bicampeão, enquanto o sérvio é o maior vencedor da história com dez títulos.
ABSOLUTE CINEMA 🎬
Alcaraz moves into his first AO final after a five set epic lasting 5 hours 27 minutes against Zverev! @wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/zdBB3yHcxt
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2026
A vitória de Carlos Alcaraz
A partida começou muito equilibrada e seguiu sem nenhuma quebra nos oito primeiros games do primeiro set. Carlos Alcaraz bateu o serviço de Alexander Zverev e confirmou o saque para fechar a parcial em 6 a 4. O alemão reagiu no set seguinte. Ele conseguiu uma quebra e abriu 5 a 2 de vantagem.
O número 1 do mundo venceu três games em seguida e empatou a partida. A parcial foi decidida no tie-break, com vitória do espanhol por 7 a 5.
No terceiro set, os dois tenistas não conseguiram nenhuma quebra. Alcaraz ainda sofreu com problemas físicos e precisou de atendimento médico. No tie-break, o alemão sobrou e venceu por 7 a 3. O roteiro se repetiu no quarto set e Zverev levou a melhor no tie-break novamente por 7 a 4.
No quinto e decisivo set, Alexander Zverev quebrou o serviço de Alcaraz logo no primeiro game e abriu 2 a 0. Com 5 a 4 de vantagem, o alemão sacou para conquistar a vaga na final. No entanto, o número 1 do mundo se recuperou e venceu três games em sequência, com direito a duas quebras, e fechou a parcial em 7 a 5.