Ten Hag é demitido após apenas dois jogos de campeonato no comando do Leverkusen
O Bayer Leverkusen demitiu o técnico Erik Ten Hag após dois jogos no comando da equipe pelo Campeonato Alemão, informou o clube nesta segunda-feira, com o empate do fim de semana com o Werder Bremen não sendo suficiente para salvar o emprego do holandês.
O Leverkusen perdeu o primeiro jogo do campeonato por 2 x 1 em casa para o Hoffenheim, colocando Ten Hag imediatamente sob pressão, e o empate em 3 x 3 no sábado contra o Bremen, que ficou com 10 jogadores em parte do jogo, pôs fim ao seu curto período no clube.
"Essa decisão não foi fácil para nós. Ninguém queria dar esse passo", disse o diretor esportivo do Leverkusen, Simon Rolfes, em um comunicado.
"No entanto, as últimas semanas mostraram que construir uma equipe nova e bem-sucedida com essa configuração não é viável."
Ten Hag, que estava sem emprego desde sua demissão pelo Manchester United em outubro, substituiu Xabi Alonso em maio, depois que o espanhol saiu para assumir o comando do Real Madrid.
O Leverkusen terminou em segundo lugar no campeonato na última temporada, depois de Alonso ter levado o time à dobradinha na campanha de 2023-2024, quando conquistou seu primeiro título da Bundesliga sem perder um jogo.
A tarefa de Ten Hag de imitar o período de sucesso de Alonso no clube foi dificultada pelas saídas de Florian Wirtz, Jeremie Frimpong, Amine Adli, Jonathan Tah e Granit Xhaka, entre outros, no final da temporada.
Sua carreira no Leverkusen começou com uma vitória por 4 x 0 sobre o Sonnenhof Grossaspach, time da quarta divisão, na primeira rodada da Copa da Alemanha, mas, com o clube já a cinco pontos do líder Bayern de Munique e com uma campanha na Liga dos Campeões no horizonte, Ten Hag estava sem tempo.
"Uma separação nesta fase inicial da temporada é dolorosa, mas achamos que era necessária", disse o presidente-executivo do Leverkusen, Fernando Carro.
"Continuamos comprometidos em atingir nossas metas para a temporada e, para isso, precisamos das melhores condições possíveis em todos os níveis e em toda a equipe principal."
Antes do jogo de sábado, Ten Hag havia dito que não era nenhum Harry Potter, e também falou sobre os últimos dias da janela de transferências, mas isso não preocupa mais o holandês.
"Uma ou duas coisas ainda podem acontecer no fim de semana para nós e para todo o mercado de transferências", disse Ten Hag aos repórteres.
"Na terça-feira, saberemos como será (a equipe)."