Técnico do Liverpool diz que futebol deve fazer mais após Vinícius Jr. alegar ter sofrido racismo
O técnico do Liverpool, Arne Slot, afirma que é preciso fazer mais para evitar o racismo no futebol, após as alegações do atacante brasileiro do Real Madrid, Vinícius Jr., de que foi vítima de abuso racista por parte do meia-atacante argentino do Benfica, Gianluca Prestianni.
A vitória do Real por 1 x 0 na partida de ida das eliminatórias da Liga dos Campeões contra o Benfica na terça-feira foi ofuscada pela acusação de Vinícius de que Prestianni o teria ofendido de maneira racista, acusação negada pelo clube português, pelo jogador e pelo técnico do Benfica, José Mourinho.
A Uefa, órgão que rege o futebol europeu, disse que está analisando o incidente, que levou à interrupção do jogo por 11 minutos, de acordo com o protocolo antirracismo da Fifa.
"Em geral, nunca se faz o suficiente, sempre se pode fazer mais para garantir que isso (o racismo no futebol) nunca mais aconteça", disse Slot aos repórteres antes da visita do Liverpool ao Nottingham Forest, ameaçado de rebaixamento, no domingo, pela Premier League.
"Temos que tentar, como comunidade futebolística, fazer mais do que a sociedade faz. Isso talvez não seja tão difícil, aliás. O protocolo foi seguido no jogo, esse é o primeiro passo", disse ele nesta quinta-feira.
"Espero que meus jogadores ajam de maneira semelhante - abordando imediatamente a questão, e que o árbitro aja da mesma forma."
Em relação ao jogo contra o Forest, Slot espera uma formação diferente sob o comando do novo técnico do clube adversário, Vitor Pereira, em comparação com o encontro em novembro, quando o Liverpool perdeu por 3 x 0 em Anfield.
O ex-técnico do Wolverhampton Wanderers, Pereira, foi nomeado no domingo passado para substituir Sean Dyche, que foi demitido.
"Só teremos esta noite (quinta-feira) para ver se este novo técnico muda o elenco", disse Slot, referindo-se ao primeiro jogo do Forest sob o comando de Pereira, contra o Fenerbahçe, nas eliminatórias da Liga Europa.
"O lado positivo é que eles têm esse jogo e o técnico esteve na Premier League na temporada passada."
O holandês disse que Jeremie Frimpong ainda está fora neste fim de semana, mas o defensor Joe Gomez está pronto para começar, se necessário.
Slot disse que sua equipe melhorou nos últimos meses, com o Liverpool em sexto lugar na tabela, com 42 pontos em 26 jogos.
"Melhoramos em comparação com três, quatro meses atrás. Estamos em uma situação muito melhor do que há alguns meses", acrescentou o técnico de 47 anos.
"Há mais motivos, mas os dois mais simples são o nosso condicionamento físico e o fato de estarmos muito melhores nas jogadas de bola parada no momento."