WSL atualiza opções para Finals Day em Jeffreys Bay
WSL pretende dividir baterias restantes em duas datas distintas.
A etapa da WSL em Jeffreys Bay está parada nas quartas de final. As baterias foram canceladas na segunda-feira (14) e terça-feira (15) e a expectativa fica para a próxima chamada, marcada para a madrugada desta quarta-feira (16), às 2h30 (Brasília). No entanto, é possível que o Finals Day sofra um novo adiamento, já que as condições do mar na África do Sul parecem melhorar nos próximos dias.
A WSL não descarta colocar apenas um round na quarta-feira, mas o mais provável é que a etapa seja concluída na sexta-feira (18). A previsão para este dia é que o mar apresente boas condições, com ondas na casa dos 4 a 6 pés e vento terral, combinação ideal para Jeffreys Bay. A realidade é que o evento ainda não recebeu ondulações clássicas e a maioria das baterias foi disputada em um mar pequeno.
O Brasil tem dois representantes vivos na etapa sul-africana da WSL. Yago Dora enfrenta Leonardo Fioravanti e, em caso de vitória no confronto, assume a liderança do ranking, ficando próximo de assegurar a lycra amarela para o Finals. Filipe Toledo, por outro lado, mede forças contra Marco Mignot e tenta subir posições para se classificar para a etapa decisiva em Cloudbreak, Fiji.
Jordy Smith, dono da casa e líder do ranking masculino, caiu precocemente em Jeffreys Bay com uma atuação muito fraca. Após ficar sem a liderança no round de abertura e vencer a repescagem de forma sofrida contra o wildcard Luke Thompson, o veterano entrou em cena nas oitavas de final pressionado por triunfos de Yago Dora e Kanoa Igarashi. Jordy decepcionou e perdeu o confronto com Marco Mignot, que nunca havia competido em J-Bay.
Quem também acompanha de perto o desfecho da etapa é Italo Ferreira. Já eliminado da disputa em Jeffreys Bay, o potiguar depende de combinações de resultados para seguir no top 5 do ranking. Ele só mantém sua posição se Filipe Toledo não vencer a etapa e se Griffin Colapinto não chegar à final. Além disso, o brasileiro também pode ser ultrapassado caso Ethan Ewing avance até a semifinal.
Na chave feminina, as quartas também estão definidas. Gabriela Bryan encara Tyler Wright, Caitlin Simmers enfrenta Caroline Marks, a líder Molly Picklum surfa contra Lakey Peterson e Isabella Nichols disputa vaga contra Bettylou S. Johnson.