Vivo Rio Pro: Luana Silva vai à final e pode quebrar jejum de 26 anos do Brasil
Surfista de 20 anos 'vingou' eliminação de compatriota e agora tem chance de repetir feito de Andrea Lopes
Vai ter Brasil na final feminina da Vivo Rio Pro, etapa brasileira da WSL (Circuito Mundial de Surfe), em Saquarema, no Rio de Janeiro. Luana Silva venceu a norte-americana a atual campeão olímpica Caroline Marks 10,43 x 6,57 e vai tentar quebrar um jejum de 26 anos sem vitórias das donas de casa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após sair da água, a sufista de 20 anos não conseguiu conter a emoção e chorou com o apoio da torcida. A vitória contra a norte-americana teve um gostinho de vingança para os brasileiros, já que Marks foi a responsável por eliminar Tati Weston-Webb na Praia de Itaúna. Antes disso, ela também tinha derrotado a brasileira na final olímpica em Paris-2024.
Na decisão, Luana aguarda vai encarar a australiana Molly Picklum, que passou pela canadense Erin Brooks por 13,06 x 7,60.
Em caso de título em Saquarema, a jovem surfista vai repertir o feito de Andrea Lopes, única a conquistar o título em casa. Na ocasião, ela venceu a etapa da WLS em 1999. Naquele ano, a competição também foi no Rio de Janeiro, mas na capital.
Além de ter sido a primeira e única brasileira a vencer a etapa em terras brasileiras, ela também foi a primeira participante convidada (wild card) – entre homens e mulheres – a sair vitoriosa.