Única brasileira a vencer em Saquarema e capa da playboy: relembre a carreira de Andrea Lopes
Andrea Lopes venceu a Liga Mundial de Surfe em 1999, sendo a primeira participante convidada a sair vitoriosa.
Surfistas brasileiros tomam as ondas de Saquarema, no Rio de Janeiro, neste sábado, 21, palco da Liga Mundial de Surfe (WSL). Na modalidade masculina, o Brasil domina o topo do pódio desde 2017. Já na feminina, só uma mulher venceu essa etapa: Andrea Lopes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Andrea Lopes se consagrou como a única brasileira vencedora da etapa da WLS em 1999. Naquele ano, a competição também foi no Rio de Janeiro, mas na capital. Atualmente, assim como na modalidade masculina, o evento segue em Saquarema.
Além de ter sido a primeira e única brasileira a vencer a etapa em terras brasileiras, ela também foi a primeira participante convidada (wild card) – entre homens e mulheres – a sair vitoriosa.
Sua história é repleta de episódios de vitórias e superações. Ela começou a carreira aos 14 anos, aos 17 anos escolheu o surfe como projeto de vida e se tornou atleta profissional, oficialmente, do Circuito Mundial da hoje WSL. Já em sua segunda temporada como profissional, Andrea ficou em 14º lugar do ranking mundial.
Por volta dos 20 anos, Andre precisou se afastar das competições para cuidar da saúde. Segundo relatado em biografia disponibilizada em seu próprio site, Andrea chegou a pesar 38 kg. Após se recuperar, ela voltou a competir, sendo destaque novamente. Até que chegou em 1999 e conseguiu o marco histórico de ser a primeira mulher a vencer a etapa do WSL no Brasil.
Depois, em 2003, ela criou um projeto voltado à introdução de mulheres no surf, o Girls Go Surf. Em paralelo com o esporte, ela também passou a empreender e três anos depois foi capa da Playboy.
Andrea se despediu das competições profissionais em 2011 e, desde 2016, entre outras frentes, ela toca uma escola de surfe: a Andrea Lopes Surf School, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro."
Round feminino em Saquarema
A praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro, vai dar onda neste sábado, 21, com a etapa da WSL. Essa será a nona parada do Circuito Mundial de Surfe, e os confrontos do primeiro round já foram divulgados.
Serão oito surfistas brasileiros no Round 1 masculino. No feminino, serão duas brasileiras:
Luana Silva estreia apenas na bateria 4. As adversárias dela são a australiana Molly Picklum e a americana Caroline Marks. Tatiana Weston-Webb é convidada do evento, e enfrenta Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, e Tyler Wright, da Austrália, na bateria 3.
Confira a íntegra das baterias do WSL em Saquarema (RJ)
Round 1 masculino
- Italo Ferreira (BRA) x Connor O'Leary (JPN) x Seth Moniz (HAV);
- Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA);
- Yago Dora (BRA) x Crosby Colapinto (EUA) x Peterson Crisanto (BRA);
- Jordy Smith (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Gabriel Klaussner (BRA);
- Barron Mamiya (HAV) x Jake Marshall (EUA) x Alan Cleland (MEX);
- Ethan Ewing (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Marco Mignot (FRA);
- Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (IND);
- Filipe Toledo (BRA) x Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA).
Round 1 feminino
- Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Isabella Nichols (AUS) x Erin Brooks (CAN);
- Gabriela Bryan (CRC) x Lakey Peterson (EUA) x Arena Rodriguez (PER);
- Caitlin Simmers (EUA) x Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA);
- Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Luana Silva (BRA).