Morgan Cibilic se destaca com medalha de bronze no ISA Games
Cibilic também ajudou a Austrália a conquistar o título por equipes.
O surfista australiano Morgan Cibilic foi finalista dos Jogos Mundiais de Surfe da ISA Games 2025, disputado em El Salvador no último domingo (14). O campeão do evento foi Dane Henry, que dominou o Finals Day com perfomances memoráveis e não deu chance aos rivais nas baterias decisivas. A Austrália também venceu a disputa por equipes, apoiada pela presença de duas surfistas da categoria feminina na final da etapa. O Brasil terminou na quinta colocação geral, muito por conta da apresentação de Douglas Silva, que terminou na quarta posição individual.
Cibilic avançou seis rouds do chaveamento principal até sofrer uma queda na bateria que garantia dois surfistas na final do ISA Games. Mesmo assim, se recompôs na repescagem e avançou junto a Douglas rumo à disputa das medalhas. Na decisão, no entanto, reencontrou Dane Henry e Kauli Vaast, dupla que havia vencido o round 6. Assim, Henry mostrou que estava destinado a vencer e apostou em manobras aéreas para levar o título.
Um fato interessante sobre Morgan Cibilic é que ele não tem no repertório muitas manobras de decolagem, mas mostra suas habilidades com a prancha no pé a partir de ótimas rasgadas, velocidade entre movimentos e conexão com a onda. O australiano oriundo de Merewether, perto da cidade de Newcastle, palco de título de Italo Ferreira em 2021, se destacou em duas etapas da elite da WSL na atual temporada atuando como convidado, mas ainda não conseguiu repetir o impacto no Challenger Series e está longe das posições que garantem um retorno ao Championship Tour para 2026.
Durante o ISA Games, Morgan manteve suas características, incluindo quesito ondas surfadas. Cibilic costuma priorizar a qualidade de suas tentativas ao invés da quantidade. No entanto, a falta de apresentações custou caro por exemplo na "semifinal", quando tentou se classificar com apenas três ondas. Na final, somou 14.77 pontos, incluindo uma nota 8 logo em sua primeira tentativa. Porém, a boa perfomance não foi páreo para impedir seu compatriota Henry de vencer com uma nota 9.50 somada a um 8.67.
Agora, Morgan Cibilic retoma suas atenções à WSL. O australiano deve marcar presença na etapa do CS em Ericeira, Portugal, que começa no dia 29 de setembro. Restam quatro eventos para definir os 10 homens classificados à elite do surfe, e o eleito o novato do ano da temporada 2021 tem muito trabalho a fazer nos próximos meses. Atualmente, Cibilic ocupa apenas a 22ª posição do ranking e precisa de bons resultados para tentar aproveitar o fator casa da etapa final em Newcastle e voltar ao CT.