PUBLICIDADE

Surfe

Conheça os surfistas brasileiros da Challenger Series

Competição dará vagas na elite do surfe em 2024

9 mai 2023 - 10h24
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Samuel Pupo disputou o Circuito Mundial de Surfe em 2022 e 2023
Samuel Pupo disputou o Circuito Mundial de Surfe em 2022 e 2023
Foto: Reprodução/Instagram

 Em busca dos holofotes da WSL, a elite do surfe mundial, o Challenger Series de surfe começou na última segunda-feira (08), com alguns brasileiros em ação. O país tem 15 representantes, sendo 13 no masculino e dois no feminino. A próxima chamada será às 18h15 desta terça-feira (09). 

Ao todo, são 80 homens e 48 mulheres na disputa, que terá seis fases. A primeira está rolando em Snapper Rocks, na Austrália. Já a última será em Saquarema, cidade do Rio de Janeiro, em outubro. O Challenger Series 2023 vai classificar 10 homens e cinco mulheres para completar a elite de 2024 da WSL. Nas duas últimas temporadas, o Brasil garantiu duas vagas no masculino, mas nenhuma no feminino.

Conheça mais sobre os atletas

Entre os homens, os principais destaques ficam por conta de Samuel Pupo e Michael Rodrigues, que começaram o ano disputando o WSL, mas foram eliminados no corte do meio do ano. Já Jadson André lesionou o joelho direito em fevereiro, perdeu as primeiras etapas do Mundial e agora tentará voltar por meio do Challenger Series. 

Já Alejo Muniz, Deivid Silva e Ian Gouveia disputaram o WSL em temporadas anteriores. Matheus Herdy, por sua vez, disputou uma etapa do Mundial, no México, em 2021, mas como convidado.

A lista tem ainda algumas promessas do esporte nacional, como Ryan Kainalo e  Léo Casal, de 17 e 18 anos, respectivamente. A dupla vem de grandes feitos nas categorias de base. Edgarg Groggia, Lucas Silveira, Rafael Teixeira e Weslley Dantas também estão na disputa. 

No feminino, o Brasil é representado por Luana Silva e Silvana Lima. A primeira tem 19 anos e é americana, mas filha de brasileiros. Desde 2022, ela compete pelo Brasil. No ano passado, aliás, a surfista participou da WSL. Já Silvana tem o dobro da idade. Além de ter disputado a elite algumas vezes, também ficou famosa por ter representado o país nos Jogo Olímpicos de Tóquio. 

As etapas

1: Gold Coast (AUS) -  8 a 13 de maio

2: Sydney (AUS) - 17 a 24 de maio

3: Ballito (AFS) - 2 a 9 de julho

4: Huntington Beach (EUA) - 29 de julho a 6 de agosto

5: Ericeira (POR) - 1 a 8 de outubro

6: Saquarema (BRA) - 14 a 21 de outubro

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade