Conheça Matheus Navarro, campeão da primeira etapa da WSL em Imbituba em 15 anos
Natural de Balneário Camboriú, surfista de 31 anos venceu a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 na Praia da Vila, em SC
Matheus Navarro, surfista de Balneário Camboriú, venceu a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 na Praia da Vila, em SC, tornando-se o primeiro campeão local de uma etapa da WSL no pico após 15 anos e conquistando 4 mil pontos no ranking sul-americano da QS.
Matheus Navarro entrou para a história ao se tornar o primeiro campeão de uma etapa da WSL na Praia da Vila, em Imbituba (SC), após um hiato de 15 anos sem competições da elite do surfe na região. A orla, que já viu a vitória de lendas como Mick Fanning, Kelly Slater e Jadson André, agora tem mais um 'local' a levantar um troféu no histórico pico de surfe catarinense.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Sob muita chuva, Navarro surpreendeu ao vencer Samuel Pupo de virada na grande decisão, realizada no domingo, 21. A nota que confirmou a vitória e o mais novo título do catarinense veio após a buzina final, que encerrou a última bateria da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
Além de ser premiado com R$ 40 mil em dinheiro, o surfista também conquistou 4 mil pontos que o alavancaram no ranking sul-americano da Qualifying Series (QS), divisão de acesso da WSL. Ao Terra, Navarro afirmou que a vitória o 'coloca numa posição muito boa'.
"Não só no ranking, mas também com nossos patrocinadores, como a nossa sobrevivência como surfistas profissionais. Vou fazer o circuito até o final e, no final do ano, vamos ver como as coisas vão acontecer", declarou.
Aos 31 anos e na 17ª colocação do ranking da América do Sul da QS -- antes do recálculo da pontuação após a final --, Navarro galga posições para voltar ao Challenger Series (CS), divisão em que os 10 melhores avançam ao Championship Tour (CT), a elite do surfe mundial.
Com a disputa ainda rolando, Navarro chegou a se colocar como 'azarão' entre outros surfistas que competiam na Praia da Vila: "Quando a gente fala em favoritos, claro que vai mirar nos caras que estão no CT. A gente tinha nomes como Chumbinho, Miguel Pupo, o próprio Samuel, que fez a final comigo".
"Nas minhas primeiras baterias, caí com o Edgard Groggia, que estava no CT esse ano. Falando esses nomes, é difícil a gente querer se colocar como favorito, mas o surfe é isso, vence quem faz a melhor estratégia e consegue pegar as melhores ondas", afirma.
Conhecido como 'Teteu', Matheus Navarro deu as primeiras braçadas no mundo do surfe aos seis anos de idade, numa prancha de bodyboard. Ganhou a primeira prancha de surfe pelas mãos do pai e, logo em seguida, deu início a uma sólida carreira nas categorias iniciantes da modalidade até sua ascensão às disputas de alto nível.
Ele também é amigo pessoal do tricampeão mundial Gabriel Medina, que vibrou com a conquista do 'parça' nas redes sociais. "Dia feliz por aqui. Parabéns, merece demais! Vamos!", publicou Medina.
