WSL em SC: mutirão retira 30 kg de lixo da orla em 20 minutos e alerta sobre poluição
Ação realizada na Praia da Vila, em Imbituba (SC), aconteceu por ocasião do Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios
Mutirão realizado durante a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 em Imbituba (SC) retirou 31 kg de lixo da Praia da Vila em 20 minutos, promovendo sensibilização sobre poluição e proteção marinha no Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios.
A conexão entre o surfe e a natureza vai muito além das ondas. Quem 'vive o mar' entende que protegê-lo é parte do próprio esporte. A prática do surfe está diretamente ligada às iniciativas de proteção das praias e oceanos: as atividades de conservação vão desde atletas da elite da modalidade até surfistas locais, preocupados com seus 'picos'.
Na 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 na Praia da Vila, em Imbituba (SC), não foi diferente: uma ação coordenada pelo Instituto Ecosurf, em parceria com outras instituições voltadas à proteção ambiental, retirou mais de 30 kg de lixo da orla em apenas 20 minutos de mutirão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A iniciativa foi realizada por ocasião do Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, celebrado no último sábado, 20. Ao Terra, Amanda Suita, coordenadora do Instituto Ecosurf SC e dos projetos ambientais da WSL, reflete que o campeonato é uma oportunidade para que o público possa se sensibilizar sobre a necessidade de proteção do bioma marinho.
"Através dos resíduos, a gente consegue mensurar o tipo de impacto ao qual aquele ambiente que estamos estudando está sendo submetido", explica.
Amanda ressalta que, antes do início do mutirão, equipes da Prefeitura de Imbituba realizaram a limpeza da praia. Ainda assim, em apenas 20 minutos, os voluntários da ação conseguiram reunir 31 kg de lixo e resíduos mal descartados em uma faixa de 300 metros na Praia da Vila.
"Não andamos muito porque o tempo foi curto, mas nesse período o pessoal é separado em grupos e, enquanto algumas pessoas coletam, outra fica responsável por preencher um formulário, em que é descrito o lixo coletado e a quantidade", explica.
Segundo a coordenadora ambiental, os resíduos mais comuns nesse ambiente são bitucas de cigarro, microplásticos e canudos de plástico: "Fornecendo dados, peso desse material, a gente consegue inspirar outras pessoas a combater a poluição que está atingindo nosso oceano, nossas ondas", diz.
Amanda explica, ainda, que após a coleta e processamento dos dados referentes à coleta de lixo nas praias, apenas uma pequena parte é reciclada, dado que o oceano leva à deterioração do material e pode impossibilitar a reciclagem. A maioria é destinada a aterros sanitários.
"Esse ano, é a prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está encaminhando para o aterro, porque são materiais contaminados, sujos. Isso faz com que a gente pense em uma solução para o futuro, porque muito desse material poderia estar sendo reciclado", afirma Amanda.
O que esperar do último dia de WSL em SC
Neste domingo, 21, o público conhecerá os grandes campeões dos torneios feminino e masculino da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025. Entre as mulheres, foram definidos os duelos das semifinais, enquanto os homens se enfrentam nas quartas.
No torneio feminino, há garantia de uma final entre uma brasileira e uma peruana. Do lado de cá, Laura Raupp e Silvana Lima voltam a se enfrentar em um torneio da WSL. O confronto de gerações está na chave oposta à das peruanas Catalina Zariquiey -- que eliminou Tainá Hinckel, líder do ranking sul-americano -- e Daniella Rosas.
Entre os homens, a disputa é aberta pela bateria entre o veterano Jadson André e o catarinense Heitor Mueller. Caio Costa -- que eliminou Mateus Hardy, vice-líder do ranking -- enfrenta Matheus Navarro na segunda chave.
Em seguida, Samuel Pupo encara o australiano Ben Zanatta Creagh, enquanto Lucas Haag enfrenta Weslley Dantas, líder do ranking, pela última vaga na semifinal masculina. A primeira chamada está marcada para 7h30, com possível início às 8h.
Além de transmitir todas as baterias, o Terra mostra os bastidores e detalhes da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, em Imbituba.
