PUBLICIDADE

Surfe

Chumbinho conquista terceira etapa do Mundial de Surfe

Surfista brasileiro derrotou o australiano Jack Robinson na final de Peniche, em Portugal

14 mar 2023 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro João Chianca, o Chumbinho, conquistou, nesta terça-feira (14), o título da terceira etapa da Liga Mundial de Surfe de 2023. Na praia de Supertubos, em Peniche (POR), o surfista derrotou o australiano Jack Robinson, que é o atual líder do ranking mundial, enquanto o brasileiro subiu para segundo. 

Esta é a primeira vez do surfista de Saquarema (RJ) na elite do surfe mundial. Ele e o australiano começaram o confronto decisivo estudando o mar e um ao outro. No somatório das duas melhores notas, Chumbinho ficou com  17,57 (8,50 + 9,07), contra 15,14 de Robinson (8,97 + 6,17). Na reta final, Robinson tentou de tudo, mas não conseguiu tirar nota mais alta para superar Chianca. 

João Chianca
João Chianca
Foto: Divulgação

Nas fases anteriores, Chumbinho derrotou nomes Kelly Slate, o maior campeão mundial, e Ethan Ewing. O Brasil ainda teve Yago Dora e  Tatiana Weston-Webb nas semifinais. Falando nas mulheres, o título da etapa ficou com Caitlin Simmers, de só 17 anos. 

As duas primeiras etapas do Mundial foram no Havaí (EUA), em fevereiro, e terminaram com vitórias de Carissa Moore e Jack Robinson e depois Filipe Toledo e Molly Picklum. Os surfistas agora se preparam para a quarta etapa, em bells Beach, na Australia, entre 4 e 14 de abril.

Em 2023, o Circuito Mundial terá dez etapas, além das finais, finais, nos EUA, em setembro. Entre os homens, a competição conta com 36 atletas, sendo dez brasileiros. Além de Chumbinho, o Brasil tem Filipe Toledo, Italo Ferreira, Miguel e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, Gabriel Medina e Michael Rodrigues. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb é a única representante fixa. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade