Site lista estádios e praças esportivas abandonadas
Praças esportivas são locais considerados históricos em certos casos, como é o do Maracanã no Brasil. O estádio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e passou por uma série de reformas nos últimos anos para se adaptar aos Jogos Pan-Americanos e, mais recentemente, à Copa do Mundo.
Este não é, no entanto, o tratamento recebido por todas as grandes construções levantadas para receber atividades esportivas. O site Huffington Post lembrou localidades abandonadas pelo poder público e iniciativa privada mundo afora, cujas aparências sequer dão sinais de qual eram suas utilidades no passado.
Confira a seguir uma série de fotos de grandes praças esportivas abandonadas:
Silverdome
Arena recebeu jogos da Copa do Mundo de 1994 e já foi usada pelo Detroit Lions da NFL. Sem uso, o estádio tem até plantas nascendo no seu gramado na atualidade. Ele fica na cidade de Pontiac, no Estado de Michigan, nos EUA.
Foto: Carlos Osório/AP
Foto: Carlos Osório/AP
Houston Astrodome
Antiga casa do Houston Astros, da MLB, e do Houston Oilers, da NFL, o Astrodome pode ser demolido em um futuro próximo se uma grande reforma não for confirmada. A arena faz parte do Registro Nacional de Lugares Históricos americano, o que privilegia a preservação da sua estrutura.
Foto: Pat Sullivan/AP
Arenas e estruturas olímpicas de Atenas
A Grécia recebeu a Olimpíada de 2004 e abandonou boa parte das estruturas levantadas para a competição. Em desuso, a arena de vôlei de praia, o estádio de beisebol, a Vila Olímpica e os espaços para prática de canoagem e caiaque estão até hoje juntando poeira, lixo e sendo depredados e pixados.
Foto: Milos Bicanski/Getty Images
Foto: Milos Bicanski/Getty Images
Foto: Milos Bicanski/Getty Images
Foto: Milos Bicanski/Getty Images
Estruturas da Olimpíada de Inverno de 1984 em Sarajevo
Assim como ocorreu em Atenas, só que 20 anos antes, construções feitas para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sarajevo, na então Iugoslávia, deixaram de ser utilizados com o passar do tempo. As rampas usadas para bobsled e ski jumping foram esquecidas e hoje não passam de ruínas largadas pela capital da Bósnia Herzegovina.
Foto: Amel Emric/AP
Foto: Amel Emric/AP
Vila Olímpica de Berlim, em 1936
O abandono de estruturas olímpicas não é recente. Vide partes da Vila Olímpica dos Jogos de Munique, de 1936. Espera-se que o destino da maioria das obras que serão realizadas no Rio de Janeiro para 2016 não seja como este a seguir.
Foto: John Macdougall/AFP