São Paulo planeja apresentar projeto do novo Morumbis em 2025
Clube tem acordo com a construtora WTorre para novo estádio, mas quer autonomia para controlar ações e eventos no local
O São Paulo deseja apresentar o projeto de reforma do Morumbis já nos primeiros meses de 2025. O Tricolor tem uma parceria já firmada com a WTorre e agora vem definindo os últimos passos para que a apresentação seja entregue até o final deste ano. Com o planejamento definido, o clube ainda precisa levar os detalhes para análise nos órgãos internos e, depois, aprovação.
A ideia inicial é, além de novas instalações, tornar o Morumbi um estádio capaz de comportar um publico de 85 mil torcedores. Assim, o estádio, que tem capacidade máxima de 65 mil, ultrapassará o Maracanã (75 mil) e será o maior do país. Um anfiteatro para 20 mil pessoas e um estacionamento bem maior (2 mil lugares) estão em pauta. Ainda não há uma estimativa do custo da obra, o que será calculado com o projeto pronto.
Uma ideia de juntar recursos é atrair investidores para financiar as obras e que eles possam recuperar esse investimento com as receitas futuras do estádio. Por exemplo, a Live Nation tem contrato de R$ 60 milhões por cinco anos para utilizar o estádio para shows. O São Paulo busca formar parcerias deste tipo para conseguir pagar as reformas.
São Paulo quer autonomia no Morumbis
Contudo, o São Paulo não vai aceitar o modelo de negócio que a WTorre tem com o Palmeiras. A construtora tornou-se gestora do estádio do rival por 30 anos. O Tricolor, por sua vez, quer ter autonomia para tomar decisões sobre o uso do local.
"Ainda não temos nada para apresentar ao torcedor. Nós temos acordo inicial com a WTorre, que tem até o fim do ano para entregar o projeto completo de reforma e ampliação do estádio. São os custos, design, parcerias, modelo de negócios. Aí a gente tem um período de análise interna. Vamos passar pelos órgãos internos, nos conselhos, e no segundo momento vamos mostrar para torcida. Imagino que seja no primeiro trimestre do ano que vem", disse Eduardo Toni, diretor de marketing do São Paulo.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.