Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

O São Paulo virou o fio? Entenda a pane que custou 8 pontos

25 set 2014 - 13h32
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Como um time que vinha de uma sequência de 22 pontos conquistados em 24 possíveis joga oito no lixo em três rodadas do Campeonato Brasileiro? A pane que muito provavelmente custou o sonho do heptacampeonato ao São Paulo pode ser explicada por alguns fatores, mas a resposta para a pergunta que atormenta os torcedores depende da reação do time nas próximas rodadas: o São Paulo virou o fio?

Se há dez dias o clube comemorava uma vitória em confronto direto e via o Cruzeiro a quatro pontos, nesta quinta-feira já é preciso luneta para enxergar a liderança e a preocupação é com a manutenção entre os quatro primeiros. De quatro a agora nove pontos distante da ponta, e de sete a três à frente do quinto colocado, o São Paulo tem três rodadas para esquecer, ou a menos tirar ensinamentos.

O São Paulo saiu na frente nos 3 jogos. E tomou virada em todos.

Dizer que o São Paulo se acomodou nos jogos pode ser exagero, mas o fato é que nas três últimas rodadas o time esteve no controle em todos. E não venceu nenhum. Contra o Coritiba, um gol de Michel Bastos deu vantagem ao final do primeiro tempo, mas na volta do intervalo faltou apetite por mais. O São Paulo tentou apenas esfriar o jogo e o rival aproveitou, enfileirando três gols.

No clássico contra o Corinthians a vantagem foi obtida em dois momentos da partida: aos 6min e aos 43min do primeiro tempo. Mas o time levou a virada na segunda etapa sem ameaçar o gol de Cássio. O mesmo ocorreu diante do Flamengo, com poucas chances criadas entre o gol de Rogério Ceni e o empate de Everton. O São Paulo se lançou com tudo ao ataque apenas quando levou a virada, e Luís Fabiano evitou o pior mesmo com um a menos.

Everton festeja ao fazer gol após falha de Rogério Ceni
Everton festeja ao fazer gol após falha de Rogério Ceni
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Everton empata para o Flamengo; São Paulo levou virada em todos os jogos. Crédito: Friedemann Vogel/Getty Images 

O quarteto foi interrompido em dois jogos e perdeu os 100% no terceiro

Eram sete vitórias em sete jogos com Ganso, Alexandre Pato, Kaká e Alan Kardec de titulares. Chave a para a arrancada são-paulina, o quarteto se desfez contra Coritiba e Corinthians. Primeiro pela suspensão de Kaká, depois pela força de contrato com Pato. Resultado: duas derrotas, com Michel Bastos e Luís Fabiano respectivamente como substitutos.

A volta contra o Flamengo apresentou uma versão enferrujada do quarteto. Como se tivessem perdido o entrosamento e o encanto, nenhum deles foi decisivo. Coube ao quinto elemento do badalado ataque são-paulino, Luís Fabiano, diminuir o prejuízo com um gol nos acréscimos.

São Paulo no Campeonato Brasileiro desde a estreia do quarteto como titular:
Partida São Paulo x Vitória Palmeiras x São Paulo Internacional x São Paulo São Paulo x Santos Figueirense x São Paulo São Paulo x Sport Botafogo x São Paulo São Paulo x Cruzeiro Coritiba x São Paulo Corinthians x São Paulo  São Paulo x Flamengo
Quarteto jogou? Sim Sim Sim Sim Não Sim Sim Sim Não Não Sim
Resultado Vitória (3 x 1) Vitória (1 x 2) Vitória (0 x 1) Vitória (2 x 1) Empate (1x1) Vitória (2 x 0) Vitória (2 x 4) Vitória (2 x 0) Derrota (3 x 1) Derrota (3 x 2) Empate (2 x 2) 
Gols Pato (2) e Kardec Pato e Kardec Ganso Ganso e Pato Rogério Ceni Contra e Pato Souza (2), Pato e Kardec Rogério Ceni e Kardec Michel Bastos Souza e Edson Silva Rogério Ceni e Luís Fabiano

Perdas de bola, falhas individuais e contra-ataques inexplicáveis

A maioria dos oito gols tomados pelo São Paulo nos últimos três jogos teve como origem ou ato decisivo a falha de algum jogador/sistema do time. A começar pelo gol de empate do Coritiba, construído após um erro de passe de Álvaro Pereira. No terceiro, quem presenteou o rival com a posse de bola foi Souza.

No clássico diante do Corinthians, o segundo gol de empate corintiano nasce de um contra-ataque inimaginável de sofrer para quem vence uma partida. O São Paulo avançou quase que inteiro para uma cobrança de escanteio e viu dois corintianos evoluíram no mano a mano até Malcom sofrer pênalti. Já no terceiro, Danilo cria a jogada depois de uma dominada falha de Michel Bastos.

Finalmente contra o Flamengo, Rogério Ceni espirrou uma bola fácil para o meio da área no gol de empate. Sem contar a marcação falha de Auro na progressão flamenguista e a falta de combate a Everton.

Veja os gols de São Paulo 2 x 2 Flamengo pelo Brasileiro:

Duas expulsões em momentos-chave da partida

Se estava difícil com 11, com 10 ficou ainda pior. Contra o Corinthians, em um clássico tenso fora de casa em que sofrer pressão já seria normal, Álvaro Pereira preferiu o risco da expulsão ao tentar evitar o empate e pagou caro. Com um a menos, o São Paulo se encolheu na defesa e viu o rival virar em uma troca de passes na entrada da área.

Diante do Flamengo o jogo estava equilibrado, indefinido com um persistente 1 a 1. Até os 29min do segundo tempo, quando Michel Bastos deu uma entrada inexplicável em Everton, foi expulso diretamente e complicou a busca pela vitória. O empate virou lucro diante da virada carioca aos 41min. Vale lembrar que Bastos havia sido expulso também diante do Figueirense, quando o São Paulo perdeu outros dois pontos.

Michel Bastos é expulso com carrinho "criminoso"; veja lance:

Lesões, contrato, suspensões... O time ideal de Muricy não jogou mais junto

Kaká estava suspenso contra o Coritiba. Rogério Ceni sofreu lesão e não enfrentou os paranaenses nem o Corinthians. O São Paulo ainda disputou o clássico sem Alexandre Pato por uma cláusula impeditiva no contrato e Rafael Tolói, que deixou o campo machucado no 1º tempo. Diante do Flamengo, Rogério Ceni voltou, mas Tolói permaneceu como ausência e Álvaro Pereira estava suspenso. Opção a Auro, Paulo Miranda segue machucado.

O pior para o são-paulino é imaginar que, provavelmente, o time ideal só vai voltar a jogar junto no dia 18 de outubro. Motivos: Tolói ficará mais duas semanas afastado por lesão e Álvaro Pereira deve servir a seleção uruguaia por duas rodadas. Assim, apenas contra o Bahia o torcedor poderá ver o time que emplacou no campeonato: Rogério Ceni; Auro (Paulo Miranda), Rafael Tolói, Edson Silva e Álvaro Pereira; Denílson, Souza, Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec.

Tolói segue como desfalque do São Paulo
Tolói segue como desfalque do São Paulo
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação

E o Futuro?

O São Paulo terá rodadas complicadas no Campeonato Brasileiro. Nas próximas quatro, enfrenta o concorrente pelo G4 Fluminense e Atlético-PR no Morumbi; Fora de casa, dois confrontos diretos diante de Grêmio e Atlético-MG. O alento é que, em teoria, o quarteto estará disponível em todos. Será um teste e tanto para responder de forma definitiva se o São Paulo virou o fio.

Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Quarteto é esperança para reação são-paulina. Crédito: Alexandre Schneider/Getty Images

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade