Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Inscrição "à toa" de Ganso para 8ªs sacrifica vaga de garoto de 19 anos

19 out 2012 - 08h00
(atualizado às 08h39)
Compartilhar

Paulo Henrique Ganso foi inscrito à toa para as oitavas de final da Copa Sul-americana. Anunciado pelo São Paulo há exatamente quatro semanas, o meia pode estrear somente na próxima temporada - essa previsão é citada cada vez mais pelo departamento médico -, o que indica que a comissão técnica apostou mal em sua utilização nesta fase do torneio continental.

Apesar da vitória são-paulina, a atração no Morumbi neste fim de semana foi a apresentação de Paulo Henrique Ganso
Apesar da vitória são-paulina, a atração no Morumbi neste fim de semana foi a apresentação de Paulo Henrique Ganso
Foto: Marcelo Pereira / Terra

» Genialidade, títulos, lesões e vaias; relembre carreira de Ganso

» Relembre passo a passo e entenda a "novela Ganso"

» Contusões, títulos, atritos e paternidade; veja passagem de Ganso pelo Santos

O curioso é que para inclui-lo na lista limite de 25 jogadores permitidos a defender a equipe, o clube precisou sacar outro jogador inicialmente inscrito. O escolhido foi Henrique Miranda, lateral esquerdo de 19 anos que alterna entre treinos no profissional e partidas por categorias de base.

Henrique Miranda dificilmente tem oportunidade no time de cima, tanto que o técnico Ney Franco optou por improvisações no setor quando Cortez não esteve à disposição em virtude de suspensão. Ainda assim, o jovem revelado em Cotia é o único lateral de ofício na reserva. Tal qual Lucas Farias pela direita, igualmente não aproveitado.

De qualquer forma, ao menos para esta fase, queimou-se uma opção. "A informação é de que ele estaria em condição com o tratamento", justifica o treinador. "Esse tempo foi reavaliado, e o jogador não se recuperou. Não podemos colocar o Ganso para jogar só porque ele foi inscrito. Vamos utilizá-lo apenas quando estiver em condições. O pensamento é de que seja nesta temporada".

Contratado na última quinzena de setembro, Ganso carrega do Santos uma lesão no músculo reto femural da coxa esquerda, conhecido por ser o "músculo do chute". Desde então, tem realizado cerca de sete horas diárias de trabalho de fisioterapia, em dois períodos, no CT da Barra Funda.

A dedicação do ex-santista é o ponto que deixa a equipe médica otimista. O fisioterapeuta Luiz Rosan, no entanto, não estipula qualquer data para a estreia. Pegou mal internamente declaração recente sua de que Ganso poderia jogar só em 2013 e, desde então, as versões oficiais do departamento são emitidas somente através do site, às sextas-feiras.

O duelo de volta contra a LDU de Loja será na quarta-feira que vem, no Morumbi. Por ter empatado o jogo de ida por 1 a 1, no Equador, o São Paulo avança às quartas de final da Sul-americana com empate sem gols ou vitória simples. Antes disso, o time visita o Flamengo, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino para Ganso se tornou justamente o rival São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain. O meia, dessa forma, rompe o contrato com a equipe praiana, com final estipulado para fevereiro de 2015.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra