Calleri e Luciano demonstram sincronia e efetividade no São Paulo
Em um futebol que uma formação com três atacantes acabou se tornando moda nos tempos atuais, a famosa dupla de ataque se tornou rara na modernidade. Contudo, no São Paulo, a ideologia segue viva e se transformando em sucesso. Afinal, Calleri e Luciano vem vivendo grandes momentos atuando lado a lado no Tricolor Paulista.
A dupla vive uma fase de entrosamento tão grande, que até nos números mostram sincronia. Tanto Calleri quanto Luciano tem sete gols e seis assistências na temporada. O artilheiro da equipe no ano é Galoppo, com oito gols. Contudo, o argentino sofreu uma grave lesão no joelho e só volta ao final do ano. Assim, sua marca deve ser batida nos próximos jogos.
E o sucesso da dupla de ataque se passa muito pela chegada de Dorival Júnior. Desde que o treinador chegou ao Tricolor, há dois meses, tanto Luciano quanto Calleri passaram a ser peças fundamentais na construção das jogadas. E a solução foi simples. Afinal, os dois voltaram a atuar lado a lado no setor ofensivo.
No começo da temporada, o técnico Rogério Ceni passou a utilizar Luciano como um armador das jogadas. Desta maneira, Calleri ficou mais isolado entre os zagueiros e na maioria das ocasiões não tinha auxílio para fazer tabelas. Assim, a produtividade dos dois jogadores caíram, fazendo com que a equipe não rendesse o esperado, colecionando uma eliminação precoce no Estadual e a queda do ex-goleiro no cargo de treinador.
Calleri e Luciano, lado a lado, funciona. E muito…
O grande exemplo que a dupla funciona quando atuam junta no ataque, ocorreu na última partida do São Paulo. Diante do Athletico Paranaense, no Morumbi, os dois atacantes participaram dos dois gols, da virada do Tricolor diante do Furacão.
No primeiro gol, Calleri e Luciano tabelaram dentro da área, até a bola sobrar para Gabriel Neves marcar. Já no segundo tento, Pedrinho arrancou pela direita e cruzou para o argentino, que fez o pivô para o camisa 10 acertar a bola no ângulo e marcar um golaço.
A efetividade da dupla não é surpresa no Tricolor Paulista. Dos 119 gols anotados pelo São Paulo em 2022, Calleri e Luciano marcaram 48. Além disso, o camisa 9 deu seis passes para gol. Luciano distribuiu quatro assistências para os companheiros no ano passado.
Além disso, o São Paulo costuma sentir, e muito, a ausência dos jogadores quando pelo menos um deles está fora de uma partida. Com o clube no mercado em busca de jogadores para quase todas as posições, é certo que no ataque o time tem uma dupla confiável, que se tornou indispensável no esquema de Dorival Júnior.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.