Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Samba e 'segundo hino nacional': veja as canções que vão embalar o Brasil no Mundial de ginástica rítmica

Competição será disputada pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro; equipe verde e amarela busca ouro inédito

20 ago 2025 - 11h05
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Mundial de Ginástica Rítmica começou no Rio de Janeiro, primeira edição na América do Sul, com o Brasil buscando uma inédita medalha de ouro embalado por músicas icônicas como "Evidências".
Seleção de ginástica rítmica brasileira busca ouro inédito no Mundial
Seleção de ginástica rítmica brasileira busca ouro inédito no Mundial
Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

Começou nesta quarta-feira, 20, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o Mundial de Ginástica Rítmica.

Essa será a 41ª edição da competição, que pela primeira vez está sendo disputada na América do Sul, e reunirá mais de 300 atletas de 78 países, entre eles o Brasil, que busca uma medalha inédita no Mundial.

A delegação brasileira conta com atletas tanto para a disputa em conjunto quanto para a competição individual. Tal qual acontece nas Olimpíadas, na modalidade conjunta, serão cinco ginastas que se apresentarão em duas séries: a simples, com fitas, e a mista, com três bolas e dois arcos. 

A cinco ginastas do Brasil são: Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pircio. Elas estarão no tablado para a fase qualificatória em conjunto no sábado, 23. Na apresentação simples, a trilha sonora será composta pelas músicas "O que é o que é?", "Aquarela do Brasil", "Come to Brazil" e "Samba do Brasil". 

Já na série mista, a performance será ao som do clássico sertanejo "Evidências", composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto, eternizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó. A música, inclusive, é considerada por muitos fãs o 'segundo hino nacional'.

O Brasil vive grande momento na ginástica rítmica. No mês passado, em Milão, a equipe conquistou o ouro na disputa geral da etapa da Copa do Mundo na cidade italiana. Agora,  sob o comando da técnica Camila Ferezin, em casa, e embaladas pela torcida, há a expectativa da medalha de ouro inédita na disputa do Mundial. 

 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade