Samba e 'segundo hino nacional': veja as canções que vão embalar o Brasil no Mundial de ginástica rítmica
Competição será disputada pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro; equipe verde e amarela busca ouro inédito
O Mundial de Ginástica Rítmica começou no Rio de Janeiro, primeira edição na América do Sul, com o Brasil buscando uma inédita medalha de ouro embalado por músicas icônicas como "Evidências".
Começou nesta quarta-feira, 20, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o Mundial de Ginástica Rítmica.
Essa será a 41ª edição da competição, que pela primeira vez está sendo disputada na América do Sul, e reunirá mais de 300 atletas de 78 países, entre eles o Brasil, que busca uma medalha inédita no Mundial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A delegação brasileira conta com atletas tanto para a disputa em conjunto quanto para a competição individual. Tal qual acontece nas Olimpíadas, na modalidade conjunta, serão cinco ginastas que se apresentarão em duas séries: a simples, com fitas, e a mista, com três bolas e dois arcos.
A cinco ginastas do Brasil são: Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pircio. Elas estarão no tablado para a fase qualificatória em conjunto no sábado, 23. Na apresentação simples, a trilha sonora será composta pelas músicas "O que é o que é?", "Aquarela do Brasil", "Come to Brazil" e "Samba do Brasil".
Já na série mista, a performance será ao som do clássico sertanejo "Evidências", composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto, eternizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó. A música, inclusive, é considerada por muitos fãs o 'segundo hino nacional'.
O Brasil vive grande momento na ginástica rítmica. No mês passado, em Milão, a equipe conquistou o ouro na disputa geral da etapa da Copa do Mundo na cidade italiana. Agora, sob o comando da técnica Camila Ferezin, em casa, e embaladas pela torcida, há a expectativa da medalha de ouro inédita na disputa do Mundial.