PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Rússia está pronta para receber o mundo, diz Infantino

Casos de racismo, direitos humanos e segurança não preocupam a Fifa, diz presidente Gianni Infantino: 'Rússia está 100 por cento pronta'

6 jun 2018 - 20h10
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia está "100 por cento pronta" para sediar a Copa do Mundo, disse nesta quarta-feira (6) o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Ele comentava as preocupações sobre racismo, direitos humanos e segurança no país sede uma semana antes do começo da competição.

O torneio será realizado entre os dias 14 de junho e 15 de julho em 12 estádios espalhados pela Rússia, em cidades incluindo Moscou, São Petersburgo e Sochi. Para Infantino, os torcedores terão um verdadeiro deleite.

"Eu acho que podemos dizer que a Rússia está 100 por cento pronta e o mundo inteiro verá isto de verdade quando nós começarmos em 14 de junho com Rússia e Arábia Saudita no Estádio Luzhniki", disse Infantino em entrevista em vídeo.

Infantino concede entrevista em Luque, no Paraguai
Infantino concede entrevista em Luque, no Paraguai
Foto: Jorge Adorno / Reuters

"Todos poderão testemunhar o quão bonitos os estádios estão, o quão acolhedor o país é, como a organização e as preparações irão funcionar. Será uma grande experiência".

Preocupações

A Rússia tem enfrentado escrutínio na preparação para o torneio por conta de questões incluindo segurança de torcedores e das equipes e racismo em partidas.

A Fifa multou a Rússia em 30 mil francos suíços (30.422 dólares) no mês passado por cantos discriminatórios de torcedores após abuso racista contra jogadores franceses durante um amistoso em São Petersburgo em maio.

"Eu não diria que estou preocupado com discriminação, direitos humanos ou segurança, mas obviamente nós levamos isto muito, muito a sério e nós tomamos medidas apropriadas", acrescentou.

"Pela primeira vez nós temos verificado a construção de estádios, os locais para garantir que os trabalhadores estejam corretos... progresso concreto tem sido feito em termos de direitos humanos e na maneira que nós lidamos com questões de direitos humanos".

Infantino prometeu um "ambiente seguro" para torcedores que viajarem ao evento.

"As autoridades russas estão cientes da situação de segurança em um evento tão grande", disse. "Elas estão trabalhando muito para se preparar em cooperação com autoridades policiais de todos os governos do mundo... para estarem prontas para atacar qualquer possível problema".

Veja também

Imagens da Copa do Mundo que marcaram a história do futebol:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade