Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retrospecto e postura "camicase" do Chile favorecem Brasil no Sub-20

29 jan 2011 - 11h06
(atualizado às 11h37)
Compartilhar

Fábio de Mello Castanho
Direto de Arequipa (Peru)

Se analisada por dois critérios, a presença do Chile como primeiro adversário na fase final do Sul-Americano Sub-20 pode ser considerada positiva para o Brasil. O rival de segunda-feira, às 22h (de Brasília), em Arequipa, joga contra um retrospecto desfavorável e com uma postura tática que costuma facilitar o trabalho dos brasileiros.

Em 11 jogos entre as seleções por torneios que valiam vaga em Olimpíadas, o Brasil conseguiu seis vitórias e cinco empates. Em 2007, por exemplo, os brasileiros derrotaram os chilenos na primeira fase e ficaram no 2 a 2 na série decisiva do Sul-Americano Sub-20.

Se transportado para as partidas entre seleções principais, o retrospecto é ainda mais cruel com o Chile. A última vitória sobre o Brasil ocorreu no dia 15 de agosto de 2000, quando ganhou de 3 a 0 pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. Desde então são dez jogos de invencibilidade brasileira e 32 gols marcados.

Curiosamente, neste período o Chile se notabilizou por jogar em um sistema ofensivo que deixa a sua defesa exposta. A postura "camicase" é marca também da campanha do país neste Sul-Americano Sub-20, quando marcou seis e levou oito gols.

"Eles têm jogado com três defensores, quatro homens no meio campo e três atacantes, dois abertos e um centralizado. Me chamou a atenção o homem de área, o Pinto. A equipe é muito forte ofensivamente e acredito que não vai mudar o jeito de jogar por ser o Brasil", analisou o técnico Ney Franco.

O treinador da Seleção Brasileira repetiu que a partida requer muitos cuidados, mas seus comandados já imaginam os buracos que os chilenos podem deixar. ¿Eles dão bastante espaço para atacar e a nossa equipe, com a qualidade do gramado e dos jogadores, vai encaixar o jogo e vai dar tudo certo¿, disse o zagueiro Bruno Uvini.

Espelho

Ney Franco também comentou que o sistema de jogo da seleção Sub-20 do Chile é parecido com o utilizado por Marcelo Bielsa na Copa do Mundo de 2010. Na ocasião, os brasileiros encontraram os chilenos nas oitavas de final e venceram por 3 a 0 justamente aproveitando os inúmeros espaços deixados na defesa pelo adversário.

Foto: Miguel Angel Bustamante / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra