Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Resultados da regata que abriu a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil foi disputada neste domingo (20).

21 jul 2025 - 18h56
Compartilhar
Exibir comentários

O barco Crioula foi o Fita-Azul e o vencedor no tempo corrigido da classe ORC da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, disputada neste domingo (20). A tradicional prova de 55 milhas náuticas abriu a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, com organização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e participação de 120 embarcações.

A equipe gaúcha, comandada por Eduardo Plass, completou o percurso em 7h19min48s e lidera a ORC com 24,20 pontos. O paulista Phytoervas, de Marcelo Bellotti, chegou em segundo lugar na geral e também no tempo corrigido, seguido pelo argentino Sandokan, de Carlos Belchior.

A largada foi dada pelo Navio-Veleiro Cisne Branco após o desfile dos barcos e apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Centro Histórico de Ilhabela. As classes BRA-RGS, RGS-Cruiser e Clássicos seguiram para Toque-Toque, somando cerca de 80 embarcações na raia.

Fred Hoffmann | FOTOP
Fred Hoffmann | FOTOP
Foto:

O vento fraco no canal exigiu decisões estratégicas e o leste constante fora da Ilha ajudou na volta ao YCI. “Sempre gratificante ser Fita-Azul desta regata, que é desafiadora. Tivemos pressão do novo Rudá e escolhemos contornar pela Ilha, cruzando depois para São Sebastião em busca de vento”, explicou Samuel Albrecht, tático do Crioula. “Mesmo com vento fraco, conseguimos seguir em linha reta, o que encurta bastante a regata”, completou.

Com 08h42min46s, o Phytoervas, que teve apoio da Galapagos, é vice-líder da ORC e começou bem a disputa pelo tricampeonato do Super 40. “Fomos muito felizes nas escolhas no início, saindo do canal cedo. Lá fora o vento foi constante e conseguimos velejar bem, com manobras precisas”, comentou Marcelo Bellotti. O time ainda levou um DJ e saxofonista a bordo durante o desfile.

“Queremos gerar valor também para nossos patrocinadores. A festa na abertura foi linda e atraiu um público enorme”, afirmou Fábio Bruggioni.

Entre os demais destaques, venceram: Aquarius (Jean Peter) nos Clássicos; Catuana Kim (Paulo Cocchi) na BRA-RGS A; My Boy (Lars Muller) na B; Cooperação (Iran Franchin) na C; Mandachuva (Eduardo Garcia) na RGS-Cruiser e Relaxa Building (Tomás Mangabeira) na C30.

Fred Hoffmann | FOTOP
Fred Hoffmann | FOTOP
Foto:

''O time está bastante contente. A regata foi uma montanha-russa de emoções, começamos com uma largada confusa, mas mantivemos o plano traçado na noite anterior. Mesmo com momentos frustrantes, como quando estacionamos ao sair pelo lado da Ilhabela, seguimos firmes na estratégia'', resumiu Lars Muller, do My Boy.

O evento é apresentado pelo Banco Daycoval, com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

''Foi uma regata desafiadora, com ventos fracos e rondados. Encaixamos uma boa estratégia e fizemos uma prova do começo ao fim ganhando. Felizes pelo resultado, começamos com o pé direito. Tem muita regata pela frente”, disse Tomas Mangabeira, do Relaxa Building.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade